Vida dura em 2016


Na história recente, o Brasil nunca foi confrontado por tantos problemas de natureza tão distinta. São eles que desafiarão o governo, as lideranças da sociedade civil e as instituições ao longo de 2016. Algumas dessas questões produzirão impacto transformador profundo, podendo alterar, significativamente, o funcionamento da política e da economia. Para facilitar o entendimento desse quadro complexo, vamos dividir os desafios em blocos. E, ao final, analisar suas inter-relações e possíveis consequências.

Na economia, o país caminha para um ano de estagflação. Situação gravíssima, composta de paralisia, desemprego, desinvestimento e inflação. Além disso, há uma crise de credibilidade fiscal com uma perversa combinação de aumento da dívida pública e queda na arrecadação tributária.

O pior dos mundos para a população é constatar o quadro desolador e sentir que o governo não encaminha soluções consideradas consistentes pelos agentes econômicos e pela mídia. Sem a criação de um horizonte positivo, continuaremos em estado de letargia, à espera do fato novo positivo que teima em não vir.

As medidas que poderiam alterar tais expectativas dizem respeito a cortes orçamentários dramáticos (que são improváveis) e à aprovação de medidas de elevação de arrecadação (CPMF), além de corte de despesas (Reforma Previdenciária). Entretanto, falta convicção no Executivo para promover os cortes e apoio político para aprovar medidas amargas no Congresso.

No curto prazo, o cenário para a retomada não é bom. O que pode significar que o Brasil deve piorar antes que o sentido de urgência aflore. Destaca-se, ainda, que a Operação Lava-Jato está provocando uma transformação no capitalismo brasileiro. Com o fim de um modelo de relações privilegiadas, tanto o financiamento da política quanto as relações entre o setor público e o empresariado vão mudar. Ambos produzirão grande impacto.

No campo político, a pauta está superlotada de dúvidas de extrema importância para o desenvolvimento do ano. Eduardo Cunha (PMDB-RJ) será afastado da presidência da Câmara? Quando? Pelo Supremo Tribunal Federal (STF) ou pela ação do Conselho de Ética?

Quando a comissão de exame do impeachment da Câmara começará a trabalhar? Março? Abril? A liderança do PMDB será neutra, pró ou contra o impeachment quando indicar os membros da comissão sobre o tema? O STF vai esclarecer as dúvidas levantadas por Cunha e pelos partidos sobre o impeachment ainda em fevereiro?

O vice-presidente da República, Michel Temer, será reeleito presidente do PMDB? Tudo indica que sim. Após a escolha do novo presidente do partido, será que vai prosseguir a divisão do PMDB em três núcleos (Temer, Cunha e Renan Calheiros, presidente do Senado), que se combatem e se conciliam de acordo com as agendas?

Quando Renan Calheiros promulgará a emenda constitucional que vai liberar o troca-troca partidário por 30 dias? Qual será o efeito do fim das doações empresariais nas eleições para prefeitos?

A inconsistência da coordenação política (apesar da evidente melhora após a entrada de Jacques Wagner) vai se manter, piorar ou melhorar?

As investigações da Operação Lava-Jato vão prosseguir afetando o mundo político de forma grave? Quantos mais serão envolvidos? Como Lula e sua base de apoio reagirão a um eventual indiciamento do ex-presidente na Operação Zelotes ou na Lava-Jato?

A judicialização da política, com as constantes interferências do STF e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), vai continuar? Aparentemente, sim. Quais as consequências?

No social, os desafios estão centrados nos efeitos que o desarranjo econômico impacta no ambiente político: popularidade da presidente, aprovação do governo e ressurgimento de manifestações contra a presidente Dilma Rousseff nas ruas. A intensidade da degradação pode ser o gatilho para manifestações intensas e tensões entre a base sindical e o governo.

No capítulo internacional, o desempenho econômico da China e o preço do petróleo são assuntos que preocupam o Brasil. A desvalorização do real transforma as empresas brasileiras em alvo de multinacionais que acreditam que o Brasil é “too big to fail”. Porém, aqui também se acumulam questões: as empresas brasileiras ainda vão ficar mais baratas? Quando a economia vai começar a se recuperar de forma a compensar o risco dos investidores ampliarem sua exposição em um país tão cheio de incertezas?

Diante desse cenário, constata-se que o Brasil começa o ano com poucas mas sérias certezas: a economia ainda vai permanecer ruim por algum tempo; a política está indefinida, inclusive em relação ao impeachment; as eleições municipais (sem doações empresariais) serão diferentes; e o capitalismo tupiniquim jamais será o mesmo depois da Operação Lava-Jato.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais