CPMF ainda distante


O cenário continua muito difícil para a CPMF. Numa escala de zero a dez, a chance é dois. Mesmo que seja aprovada, não deve ocorrer da forma como o governo deseja. A cobrança do tributo está prevista na lei orçamentária de 2016 para começar em setembro. Estima-se uma arrecadação de R$ 10 bilhões este ano. Mas a expectativa deve ser frustrada em razão da antipatia generalizada pelo tema e da escassez de tempo para tratar do assunto.

Pelo cronograma do Palácio, a Proposta de Emenda à Constituição que recria a CPMF (PEC nº 140/15) seria aprovada até maio. Por se tratar de contribuição, ela somente começaria a ser cobrada 90 dias após sua promulgação. Por isso setembro aparece como ponto de partida.

O processo legislativo que precede a promulgação do texto é complexo e está atrasado. A PEC ainda se encontra na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara (CCJ) para análise de admissibilidade. O relator, deputado Arthur Lira (PP-AL), sequer apresentou seu parecer. O início da discussão deve se dar em março, visto que as comissões permanentes da Casa devem ser reinstaladas no início de cada ano legislativo.

Após a aprovação na CCJ, a proposta segue para uma comissão especial que analisará seu mérito. Esse colegiado dispõe de até 40 sessões do plenário (cerca de dois meses e meio) para votar a matéria. Porém, numa visão otimista, pode acontecer até dentro de um mês, no fim de abril. Em maio, a PEC seria levada a plenário para dois turnos de discussão e votação, com aprovação de 2/3 dos deputados (308 votos, no mínimo). Entre 15 e 20 dias, o texto seria aprovado na Câmara e remetido ao Senado. Nesse ponto o cronograma do governo já teria sido
ultrapassado.

No Senado, a proposta percorre um caminho mais curto, com análise apenas na CCJ e no plenário. O início da discussão seria em junho e a conclusão da votação na comissão em julho, às vésperas do recesso parlamentar. Em agosto, no retorno dos trabalhos, se daria a fase de plenário. Sem levar em consideração uma eventual queda no ritmo das atividades em função das eleições municipais, a proposta poderia ser aprovada até o fim do mês.

Nesse ritmo, se aprovada, a cobrança da CPMF ocorreria apenas a partir de dezembro ou janeiro de 2017, data bem distante das previsões do governo.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais