TSE deve retomar julgamento da chapa Dilma-Temer apenas em maio


Em sessão extraordinária, presidida pelo ministro Gilmar Mendes, o Tribunal Superior Eleitoral acatou pedido da defesa da presidente Dilma Rousseff e o julgamento do mérito do processo que pede a cassação da chapa Dilma-Temer foi adiado.

A Corte decidiu conceder mais 5 dias para que sejam apresentadas as alegações finais da defesa. Como também foi aceito pedido para que João Santana, Mônica Moura e André Santana sejam ouvidos, o novo prazo de 5 dias somente será contado após esses depoimentos.

Por isso, o julgamento pode ser retomado apenas ao final de maio ou início de junho. Com isso, os ministros Henrique Neves e Luciana Lóssio não devem participar. Seus mandatos terminam no dia 16 de abril e 5 de maio, respectivamente.

Gilmar Mendes: agenda internacional

A agenda é definida pelo presidente do TSE, Gilmar Mendes. Ele tem uma extensa agenda internacional ao longo do mês de abril. Mendes viaja para os Estados Unidos (6 a 9), onde participa de uma conferência. Entre os dias 13 ao dia 17, tem viagem particular. De 18 a 20, estará presente em um evento em Lisboa. De lá parte para acompanhar as eleições na França. O presidente do TSE retorna ao Brasil no dia 25.

O adiamento, no limite, acaba por beneficiar o presidente Michel Temer. Quanto mais o tempo passa, mais reduzida fica a chance de cassação da chapa, risco que a Arko Advice calcula em 20%.

Veja na íntegra a sessão extraordinária do TSE de 4/4/2017:

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais