Trouxeram o desfibrilador


A nomeação de Lula para a Casa Civil é um ato dramático de elevado risco político. Tanto para o governo quanto para ele mesmo. Contudo, apesar de todos os aspectos negativos da escolha, não restava à presidente Dilma Rousseff alternativa, a não ser entregar o governo ao ex-presidente.

Na prática, Lula chega para fazer uma intervenção em um governo que teimou em refutar suas opiniões, ou as acatou apenas em parte. Comandará, ideologicamente, a presidente e o governo, algo que nunca conseguiu fazer inteiramente desde que sua sucessora se elegeu.

Transformará o terceiro andar do Palácio do Planalto em comitê contra o impeachment e em pátio de milagres, para o qual muitos se dirigirão, em romaria, a fim de buscar o conforto político que Dilma sempre lhes negou. Apesar de toda a polêmica e de inúmeros aspectos inconvenientes, Lula é uma espécie de desfibrilador para o paciente que está tendo uma longa parada cardíaca.

A incerteza reside em saber se esse paciente ficará sem sequelas, já que o governo está mortalmente ferido econômica, política, jurídica e moralmente. Será que aguenta uma enxurrada de denúncias e de suspeitas, inclusive três de obstrução da Justiça?

Será que aguenta tantas trapalhadas como as gravações de Aloizio Mercadante e o ex-¬presidente Lula sobre a operação Lava-Jato?

Há quem pense que Lula será o Romário de 1993, que voltou para salvar a Seleção nas eliminatórias. Outros reconhecem em Lula, ferido pela Lava-Jato, o Zico de 1986: debilitado por grave contusão, o herói rubro-negro bateu fraco o pênalti que poderia levar o Brasil adiante na Copa do Mundo.

Como disse Marx, Carlão para os íntimos, a história se repete como farsa ou como tragédia. Pode ser que Lula não seja nem Romário nem Zico. Mas, sem dúvida, terá que fazer milagres para tirar o governo da UTI.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais