Agenda: aumenta desconfiança do mercado com Lula no Ministério

  1. Lula ministro ameaça estabilidade econômica, dizem analistas. Após a divulgação de áudios entre ele e Dilma, aumentou no mercado a aposta de impeachment e a descrença sobre o andamento de medidas de ajuste fiscal. A avaliação é de que a economia não aguenta mais dois anos e meio com Dilma no poder. Lula nada poderá fazer (Veja on line).
  2.  A Comissão do Impeachment escolheu, no início da noite, o deputado Jovair Arantes (PTB-GO) relator. Rogério Rosso (PSD-DF) será presidente. Ambos aliados de Eduardo Cunha (PMDB-RJ), presidente da Câmara. Levantamento do Estado indica que ao menos 35 deputados escolhidos votam a favor da perda do mandato de Dilma. A oposição incluiu no pedido de impeachment a delação do ex-líder do governo no Senado, Delcídio Amaral (p.A11). A presidente Dilma foi notificada e tem o prazo de dez sessões para se manifestar (O Globo – p.3).
  3. O agravamento da crise levou o PMDB a antecipar a convenção que deverá levar ao rompimento com ao governo. Vai ser no fim do mês. Em sinal de desconfiança, a cúpula do partido presidido pelo vice-presidente Michel Temer,decidiu não comparecer ontem à posse do ex-presidente Lula como ministro da Casa Civil após a revelação do grampo telefônico de conversa entre Dilma e o ex-presidente. O encontro será realizado no dia 29, cerca de duas semanas antes do previsto (Estadão – p.A12). Alvejado pela Operação Lava-Jato e com a nomeação suspensa, Lula é hoje o encarregado da missão considerada quase impossível no Palácio do Planalto: impedir o desembarque do PMDB do governo. Na avaliação de Lula, o Planalto tem dez dias para reverter a debandada do principal aliado e mudar o clima pró-impeachment, após a decisão do partido de encurtar o aviso prévio dado ao governo (Estadão – p.A12).

Eventos:

  • 10h30 – Receita divulga arrecadação de fevereiro.
  • 17h – Movimentos sociais e PT fazem manifestações em defesa do governo.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais