Temer consolida base aliada


A aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC 241) que define um limite de gastos públicos, em primeiro turno, consolidou a base aliada do presidente Michel Temer. Foram 366 votos favoráveis, 111 contrários e duas abstenções. O Palácio do Planalto atuou diretamente para aprovar a proposta, considerada prioritária pelo governo.

No impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, foram 367 deputados favoráveis à perda de mandato da petista. Isso mostra que o peemedebista já tinha uma base sólida, embora tivesse precisado se empenhar para fazer avançar o teto dos gastos. Trata-se de emblemática vitória de Michel Temer, que abre caminho para votações das reformas do ensino médio e da Previdência.

Combate à corrupção

Cinco sessões. Esse é o prazo máximo de estudo de um caso por juiz ou ministro dos tribunais superiores, conforme estabelece projeto de lei (PLS 319/2016) do senador Telmário Mota (PDT-RR), em discussão na Comissão de Constituição e Justiça. Telmário justifica que o projeto faz parte do pacote de ações contra a corrupção elaborado pelo Ministério Público Federal (MPF) e tem a assinatura de mais de dois milhões de pessoas. Essas propostas – popularmente chamadas de Medidas de Combate à Corrupção – estão em exame na Câmara. Mas o senador afirma que os deputados não estão dando a agilidade devida.

Saúde pública

Um projeto de lei (PL 5559/16), em tramitação na Câmara, concede garantias a pacientes em hospitais públicos e privados que passem por cirurgia usando planos de assistência à saúde. De autoria do deputado Pepe Vargas (PT-RS), a proposta autoriza o paciente a indicar representante em qualquer momento de seus cuidados em saúde, por meio de registro em seu prontuário, e assegura o direito de informação sobre a procedência dos medicamentos que serão aplicados, antes de recebê-los. Vargas explica que, embora haja leis estaduais e normas infralegais sobre os direitos dos usuários, não há nenhuma norma que atribua titularidade de direitos aos pacientes.

Escolas federalizadas

O senador Cristovam Buarque (PPS-DF), conhecido pela atuação em favor da educação, apresentou projeto de lei (PLS 33/16) que transfere para a União atribuições educacionais dos estados, municípios e do Distrito Federal. A ideia do senador é instituir o chamado Padrão Nacional Mínimo de Qualidade da Educação Básica.

Hoje, a execução das políticas para a educação pré-escolar e para o ensino fundamental é de competência dos municípios e do DF, seguindo os critérios da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). Antiga reivindicação de Cristovam, a proposta busca transferir tal competência para a esfera federal, desde que a União aceite, usando leis locais. Cidades e estados com serviços educacionais em “situação crítica de desempenho” seriam priorizados.

Cardápio para diabéticos

O setor hoteleiro pode ser obrigado a informar sobre a oferta de alimentação adequada a portadores de diabetes. É o que prevê projeto de lei (PL 4849/16) do deputado Rômulo Gouveia (PSD-PB). De acordo com a proposta, hotéis, pensões, motéis, flats e similares que ofereçam serviço de hospedagem deverão identificar se possuem cardápio adequado a diabéticos.

Caberá ao Ministério do Turismo definir a forma como a informação será apresentada, bem como as penalidades aplicáveis pela infração. Hoje, o país tem mais de treze milhões de diabéticos, quase 7% da população, segundo dados da Sociedade Brasileira de Diabetes.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais