Temer acerta na política e economia


O presidente em exercício, Michel Temer (PMDB), registrou dois importantes acertos nos primeiros dias do novo governo: 1) a montagem da equipe ministerial, que está proporcionalmente bem distribuída em relação ao peso dos partidos no Congresso; 2) a escolha da equipe econômica, que agradou o mercado, fato importante para gerar confiança e facilitar a atração de investimentos, fundamental para a recuperação da economia.

Conforme podemos observar na tabela abaixo, a distribuição proporcional de poder entre os partidos na Esplanada dos Ministérios é um fator que, além de garantir maioria nominal para o governo Michel Temer na Câmara e no Senado, tende, teoricamente, a facilitar a aprovação dos projetos que serão enviados pelo Palácio do Planalto para o Congresso. Vale recordar que na Era PT, uma crítica bastante comum era que o peso do PT nos ministérios era desproporcional ao seu peso no Legislativo, o que deixava muitos aliados insatisfeitos.

Tabela: distribuição proporcional de poder entre os partidos na Esplanada.

Na arena política, outro acerto de Temer foi a escolha de muitos ministros que, além de serem ou terem sido parlamentares, foram indicações partidárias.

Na economia, a equipe anunciada pelo ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, sinaliza um alinhamento na política econômica. Também mostra a autonomia de Meirelles nessa área.

O presidente do Banco Central (BC) será o economista Ilan Goldfajn, que atuava até então como economista-chefe do Itaú-Unibanco. Meirelles e Goldfajn trabalharam juntos no BC, durante o governo Lula, quando Goldfajn foi diretor de política econômica (2000-2003). Ilan Goldfajn é visto no mercado e no mundo acadêmico como um economista competente, capaz de manejar muito bem a política monetária e o câmbio.

O secretário de Acompanhamento Econômico será Mansueto de Almeida Júnior, considerado um economista muito respeitado por ser um profundo conhecedor das contas públicas. Carlos Hamilton será o secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda. Ele já foi diretor de Política Econômica do Banco Central.

Marcelo Caetano vai ocupar a recém-criada Secretaria da Previdência, lioga à Fazenda, em substituição ao Ministério da Previdência. Ele é um especialista em cálculos sobre riscos e expectativas, o que é importante para definir regras de aposentadoria. Foram mantidos nos cargos Jorge Rachid (secretário da Receita Federal), e Otávio Ladeira (secretário do Tesouro Nacional).

Por ter um pensamento econômico alinhado, o diagnóstico da nova equipe econômica é que o controle do gasto e a eficiência no uso do dinheiro público é fundamental. Por isso, o novo governo optou por reconhecer o tamanho do rombo nas contas em 2016 (superior aos R$ 100 bilhões) para propor uma nova meta fiscal, que precisará ser aprovada pelo Congresso.

Outro consenso na equipe econômica é a necessidade de o país realizar a reforma da previdência.

Mesmo com grandes desafios pela frente, o governo Michel Temer acertou em seus primeiros movimentos. Apesar de algumas críticas, a equipe ministerial está bem montada, considerando a representação partidária. E a equipe econômica já começa a ganhar a credibilidade do mercado, fundamental para a volta dos investimentos.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais