Personagem da semana: Henrique Meirelles tem a receita contra a crise


Ex-presidente do Banco de Boston e do Banco Central – na gestão de Lula -, Henrique Meirelles, agora ministro da Fazenda do governo Michel Temer, mal tomou posse e já trouxe mudanças significativas para o novo cenário político ao apresentar, esta semana, seu time econômico e diretrizes de seu trabalho. Apesar de ter cometido pequenos deslizes em discursos e entrevistas, Meirelles tem sido muito elogiado e inspirado confiança e esperança nos mercados nacional e internacional.

Erros e acertos de Meirelles:

  • Twitter

Durante a  coletiva na qual o Meirelles anunciou a nova equipe econômica, no dia 17/04, o twitter do Palácio do Planalto reproduziu algumas frases dele.

 

  • Youtube

Meirelles concedeu uma entrevista ao programa Fantástico, da TV Globo, no dia 15/05/2016. Falou sobre inflação, emprego, Previdência e salário.

  • Site

O site do “Globo”, no dia 18/05, postou uma análise sobre as escolhas do ministro para a equipe econômica:

Time sob medida para dar segurança ao mercado

Um exemplo disso foi a escolha de uma das maiores autoridades na área de Previdência Social, Marcelo Caetano, para conduzir a nova Secretaria da Previdência, que será vinculada à Fazenda.

Henrique Meirelles – equipe econômica

Outro foi trazer o especialista em contas públicas Mansueto Almeida para a Secretaria de Acompanhamento Econômico (Seae), com uma missão: passar um pente-fino nas finanças da União e mostrar de uma vez por todas qual é o tamanho do rombo que existe hoje.

O mesmo vale para a escolha do ex-diretor do Banco Central Carlos Hamilton Araújo para comandar a Secretaria de Política Econômica da Fazenda. Quando estava no BC, enquanto Meirelles comandava a autarquia, era Carlos Hamilton que participava das reuniões trimestrais de conjuntura com o mercado financeiro e que fazia a ponte entre os bancos e o governo. Ontem mesmo, analistas já comentavam que Meirelles havia montado “o time dos sonhos do mercado”.

Leia mais…

  • Coluna 

Até maio deste ano, Meirelles tinha uma coluna no portal da Folha de S.Paulo. Confira o penúltimo (o último foi uma carta de despedidas) artigo publicado pelo ministro:

O que pode unir o país

A principal missão de um administrador é definir e priorizar o que precisa ser feito de forma realista e sustentável.

A lista de problemas atuais do Brasil é extensa. O país vive uma crise que talvez seja a pior da história recente. Para colocar a economia novamente em trajetória de crescimento é necessário ter o diagnóstico correto e atuar nas causas dessa dinâmica negativa.

Essas medidas devem ser realistas e apresentadas de forma clara para que possam ser entendidas por toda a sociedade. É importante ter em mente que não há soluções fáceis e instantâneas.

Leia mais…

  • Áudio

Em sua primeira entrevista coletiva, no dia 13/05, o ministro destacou que o fator político foi o motivo da queda de confiança da população no governo.

Leia, também, a íntegra da entrevista! Clique aqui.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais