Sistema político busca blindagem


Apesar da aprovação do pacote de medidas de combate à corrupção na Comissão Especial da Câmara dos Deputados, o sistema político continua fazendo movimentos que indicam uma tentativa de blindagem contra o Judiciário, que, a partir do avanço da Operação Lava-Jato, conquistou grande protagonismo.

Entre esses movimentos está a tentativa de anistiar a prática de caixa 2 nas campanhas eleitorais, o que poderia livrar muitos políticos da Lava-Jato. No mundo político, o grande temor é a delação premiada da Odebrecht, que, segundo informações dos bastidores de Brasília, envolveria mais de cem políticos.

Vale lembrar que dentro dessa reação também está inserida a lei de abuso de autoridade, liderada pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). Aliás, Renan tem sido um importante ator no enfrentamento do sistema político com o Poder Judiciário.

A proposta que busca anistiar o caixa 2 foi criticada na semana passada pelo juiz Sérgio Moro. Para Moro, essas práticas enfraquecem, não apenas as investigações e os processos julgados no âmbito da Operação Lava-Jato, como também a integridade e a credibilidade do Estado de direito e da democracia brasileira.

Diante da repercussão negativa da anistia do caixa 2 somada a queda de Geddel Vieira Lima da Secretaria-Geral de Governo, Temer foi muito habilidoso politicamente ao costurar juntamente com os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia, e do Senado, Renan Calheiros, um acordo para barrar tal iniciativa.

A decisão tomada por Michel Temer traz um paradoxo. De um lado, o presidente da República aumentará seu prestígio com as ruas, porém poderá ter problemas com sua sólida base aliada caso os parlamentares rejeitem a iniciativa tomada pelo Palácio do Planalto.

Em que pese tal paradoxo, Temer, Maia e Renan tomaram uma medida acertada, pois há mobilizações do Movimento Brasil Livre (MBL) e do movimento Vem Pra Rua – importantes atores sociais no processo de impeachment contra a ex-presidente Dilma Rousseff – em favor de protestos contra a proposta que pretende anistiar o caixa 2.

Assim, mesmo que o Planalto perca alguns pontos junto ao Congresso, Temer deu uma importante sinalização à opinião pública. Como consequência, pode ter esvaziado as mobilizações contra a anistia do caixa 2 programadas para o dia 4 de dezembro.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais