Sinais vitais comprometidos


Desde a posse no segundo mandato, abreviou-se o processo de degradação política do governo Dilma Rousseff. Tal realidade foi apontada por mim aqui em diferentes textos. Em alguns, mencionei o risco de ocorrência de uma tempestade perfeita que poderia envolver não apenas aspectos econômicos, mas também políticos e sociais.

No início do mês, alertei para o fato de que os tempos da crise seriam acelerados por causa das contradições da ação governamental e do volume de achados da Operação Lava-Jato. Agora, os sinais vitais de um governo que está em coma parecem comprometidos, o que indica a quase irreversibilidade do impeachment.

No campo econômico, os sinais são os piores possíveis: inflação, desemprego e baixa atividade retratam a difícil situação do Brasil. As autoridades da área não conseguem produzir mínimas expectativas de retomada e se apegam a um discurso de oferta de crédito que não captura o interesse do empresariado. As projeções apontam para uma longa recessão e recuperação somente em 2018.

Na área jurídica, o governo se encontra no corner pela sucessão de trapalhadas, vazamentos, revelações e declarações inconvenientes. Além da certeza de que certos atos e ações do governo visaram tão somente conter o andamento da Lava-Jato.

Nada do que aconteceu passará despercebido por parte do Supremo Tribunal Federal (STF). Decisão monocrática do ministro Gilmar Mendes, que deverá ser confirmada pelo plenário, impediu a posse do ex-presidente Lula na Casa Civil e manteve sua investigação na 13ª Vara Federal de Curitiba, com o juiz Sérgio Moro.

Na política, pesquisa da Arko Advice feita com 100 deputados revela elevada chance de aprovação do impeachment: 62% acreditam que o processo será aprovado.

Outro fato que se confirmou foi a disposição de o Senado dar curso ao processo, caso seja aprovado na Câmara. A composição da Comissão do Impeachment se revela equilibrada, com leve tendência pró-impeachment, o que é muito ruim para o governo, que entra no debate já em desvantagem.

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), afirmou que é hora de o senador Delcídio do Amaral ir ao Senado falar o que sabe, o que, no mínimo, servirá para retroalimentar a pressão contra o governo e os envolvidos. Em entrevista à TV Globo, Delcídio afirmou que nas próximas semanas devem aparecer novas revelações sobre o financiamento da campanha de 2014 da presidente Dilma Rousseff.

O movimento de levar Lula para o governo, além de estar paralisado pelo STF não repercutiu positivamente no meio jurídico, político e social. Tampouco deu esperança de que ele possa animar a economia a partir da Casa Civil.

No campo social, a situação é dramática. Com todo o aparato sindical mobilizado pelo PT, inclusive pagando hotéis e alimentação, a manifestação pró-governo na sexta-feira (18) não reuniu mais do que 7% do total que foi às ruas no domingo (13/03) a favor do impeachment. Pesquisa Datafolha mostra que 68% da população apoia o afastamento da presidente.

Em tais circunstâncias, o governo caminha para o fim. Dilma Rousseff luta em muitas frentes, simultaneamente, mas não reage à altura dos desafios. Perdeu o timing da criação de uma linha de defesa com aliados não petistas. Será traída, sem dó nem piedade, por aliados que sempre se sentiram desprestigiados e menosprezados pela arrogância palaciana.

O caminho do fim não será tranquilo. Vai haver confusão. Podem ocorrer tentativas de invasão do Congresso. Aliados mais radicais do PT vão querer tumultuar a partir do mote de que “não vai haver golpe”. A ironia de tudo é que, realmente, não vai haver golpe. Tudo será feito dentro do marco constitucional.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais