Senador Humberto Costa (PT-PE) fala sobre a CPI da Previdência


A Arko Advice entrevistou o Senador Humberto Costa (PT-PE), líder da minoria no Senado, sobre a CPI da Previdência:

Quando será instalada a CPI da Previdência?

Nossa expectativa é que nesta semana possamos ter todos os membros definidos. O mais velho deve convocar a reunião para a escolha do presidente e do relator, para começarmos o trabalho, prepararmos um roteiro e trabalharmos efetivamente.

ATUALIZAÇÃO: No dia 26 de abril, foi de fato instalada a Comissão Parlamentar de Inquérito da Previdência Social.

Já existe algum acordo com relação a quem será o presidente e quem será o relator?

Nossa expectativa é que o autor do requerimento, o senador Paulo Paim (PT-RS), venha ocupar uma dessas posições, embora o PT tenha hoje a terceira bancada. Creio que alguém do PMDB deverá ocupar a outra posição. Um deverá ser presidente e o outro relator.

ATUALIZAÇÃO: O senador Paulo Paim (PT-RS) foi eleito presidente da CPI. O cargo de vice-presidente ficou com o senador Telmário Mota (PTB-RR) e a relatoria com o senador Hélio José (PMDB-DF).

Qual a expectativa de êxito dessa CPI, visto que o governo possui maioria esmagadora na Comissão?

Na verdade, o objetivo da CPI é, fundamentalmente, mostrar que não há uma única saída para se resolver os problemas econômicos e financeiros da Previdência. Nós queremos mostrar que esse déficit tem muito mais a ver com o fato de que várias contribuições sociais não estão sendo arrecadadas, não estão tendo o direcionamento adequado; que as desonerações terminaram por trazer enorme prejuízo para a arrecadação da Previdência também. E, com isso, reforçar os argumentos para mostrar que essa proposta não somente é injusta como não resolve os problemas da Previdência.

Veja a reunião para instalação da CPI. “Destinada a investigar a contabilidade da Previdência social, esclarecendo com precisão as receitas e despesas do sistema, bem como todos os desvios de recursos”. (imagens da TV Senado)

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais