Comissão Especial pode votar Reforma da Previdência


A Comissão Especial da Câmara que discute a Reforma da Previdência encerra, na terça-feira (2), a discussão do parecer do relator, deputado Arthur Maia (PPS-BA).

Inicialmente, governo e oposição fizeram acordo para votar o parecer do relator a partir do dia 2. O vice-líder do governo na Câmara, Darcísio Perondi (PMDB-RS), informou à Arko que o parecer será votado na quarta-feira (3). Entretanto, os líderes partidários admitem que pode ficar para o dia 8.

Depois de aprovada na Comissão Especial, a proposta segue para o plenário. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), prevê o início da votação em primeiro turno na semana do dia 15 ou de 22 de maio.

TENDÊNCIA: Aprovação do parecer do relator.

Reforma Trabalhista chega ao Senado

A Reforma Trabalhista aprovada na semana passada pela Câmara deve chegar ao Senado esta semana. Um dos nomes cotados para assumir a relatoria do projeto é o do senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN).

Senadores aliados defendem a votação de um requerimento de urgência. O líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros (AL), avalia que dificilmente o texto será aprovado como veio da Câmara. Outros senadores da base governista têm a mesma avaliação.

Entre as principais alterações, a reforma prevê que as negociações entre empresas e trabalhadores prevaleçam sobre a legislação; permite o parcelamento de férias em até três vezes; trata do trabalho intermitente, modalidade pela qual o funcionário é pago por período trabalhado; acaba com a obrigatoriedade da contribuição sindical, que passa a ser opcional, entre outras medidas.

TENDÊNCIA: Projeto sofrer alterações no Senado.

Supremo julga ação contra Pimentel

O Supremo Tribunal Federal retoma, na quarta-feira (3), o julgamento que discute a necessidade de autorização da Assembleia Legislativa de Minas Gerais para o recebimento de denúncia contra o governador do estado, Fernando Pimentel (PT), pelo Superior Tribunal de Justiça e seu consequente afastamento do cargo.

Até agora, cinco ministros votaram pelo conhecimento da ação ajuizada pelo DEM: Edson Fachin, Luís Roberto Barroso, Rosa Weber, Luiz Fux e Cármen Lúcia. Quatro pelo não conhecimento da ação: Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski, Marco Aurélio Mello e Celso de Mello. Faltam os votos de Gilmar Mendes e Alexandre Moraes.

TENDÊNCIA: Derrota de Pimentel.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais