Senado vota PEC dos Gastos


Na terça-feira (29), os senadores votarão, em primeiro turno, a Proposta de Emenda à Constituição que impõe limite aos gastos públicos. De acordo com o cronograma, o segundo turno foi agendado para 13 de dezembro.

Será o primeiro grande teste do governo no Senado. O Planalto tem feito ampla mobilização em favor da votação da matéria. O presidente Michel Temer se reuniu com aliados (16/11) e o ministro Henrique Meirelles teve encontro com senadores na última quinta-feira (24). O episódio envolvendo o ex-ministro Geddel Vieira Lima não deve interferir no cronograma.

A expectativa é que o texto que veio da Câmara seja aprovado sem alterações. O governo pode ter entre 55 e 60 votos.

TENDÊNCIA: Aprovação, sem alterações

STF analisa processo contra Renan

O Supremo Tribunal Federal julga, na quinta-feira (01/11), denúncia oferecida pela Procuradoria-Geral da República contra o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). O relator do processo é o ministro Edson Fachin.

No julgamento da denúncia, o plenário do Supremo terá de decidir se abre ou não ação penal. Se optar pela abertura, o presidente do Senado passará a ser réu.

O senador é acusado pelo Ministério Público de ter tido as despesas de uma filha com a jornalista Mônica Veloso bancadas por uma empreiteira. Ao apreciar a matéria, a Justiça Federal de Brasília, em 2015, decidiu transformar Renan em réu por improbidade administrativa.

TENDÊNCIA: Abertura de processo

Copom faz última reunião do ano

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central faz a última reunião do ano para decidir a taxa básica de juros (Selic), hoje em 14% ao ano. Na nossa avaliação, haverá nova redução de 0,25 ponto percentual.

A ata da reunião será divulgada no próximo dia 6 de dezembro.

O calendário de reuniões do Copom para 2017 já foi definido. A primeira reunião foi marcada para 10 e 11 de janeiro.

TENDÊNCIA: Redução de 14% para 13,75%

Senado analisa fim da reeleição

O Senado vota em primeiro turno, na quarta-feira (30), a Proposta de Emenda à Constituição que acaba com a reeleição para detentores de cargos no Poder Executivo (prefeito, governador e presidente da República). A reeleição foi instituída no país em junho de 1997 durante o governo do ex-presidente Fernando Henrique.

O texto abre exceção para os governadores eleitos em 2014. Hoje, 16 estariam aptos a tentar um novo mandato em 2018.

O segundo turno foi agendado para o dia 13/12. Sua promulgação está prevista para 15/12.

TENDÊNCIA: Aprovação em primeiro turno

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais