Ricardo Ferraço: relator da Reforma Trabalhista no Senado


A reforma Trabalhista chega ao Senado, após a vitória do governo na Câmara dos Deputados.  A Arko Advice entrevistou o relator da reforma, senador Ricardo Ferraço (PSDB-ES) sobre como será a tramitação da matéria:

Haverá regime de urgência para a análise do texto da reforma?

Não. O regime de urgência está descartado. Estamos prevendo audiências públicas conjuntas entre as comissões. Mas o rito e o procedimento serão os das comissões. A minha expectativa é que possamos estabelecer, nas audiências públicas, o contraditório, que possamos ouvir as partes. Eu vou trabalhar para que até o fim de maio possa apresentar o parecer.

Cogita alterar o texto que veio da Câmara?

O debate que vai se suceder é que vai indicar, ao longo das semanas que virão, se haverá ou não qualquer tipo de mudança. Vamos ouvir especialistas, trabalhadores, centrais sindicais e empreendedores. Vamos instalar esse debate já nesta semana.

Em sua visão, o que não pode ser mexido na reforma?

Fundamentalmente, o que não podemos admitir é que haja qualquer tipo de violação ao artigo 7º da Constituição Federal, que assegura os direitos fundamentais do trabalhador urbano e do trabalhador rural.

Tramitação vinculará reformas

A Reforma Trabalhista no Senado será analisada simultaneamente por três comissões: Assuntos Econômicos, Assuntos Sociais e de Constituição e Justiça. Esta semana já serão realizadas algumas audiências públicas.

O projeto foi encaminhado pelo Poder Executivo à Câmara em 23 de dezembro de 2016. Considerando que não houve trabalho legislativo em janeiro, foram quase três meses de discussão.

No Senado, espera-se que os pareceres nas comissões sejam apresentados até o final de maio ou início de junho. Com isso, o plenário pode concluir a votação até o final de junho.

O governo trabalha para agilizar a votação no Senado por dois motivos. Em primeiro lugar, porque um grupo de deputados quer condicionar a votação da Reforma da Previdência à votação da Reforma Trabalhista pelo Senado. Eles acham que apenas a Câmara está se desgastando junto à opinião pública ao votar projetos impopulares.

Segundo: seria uma forma de deixar a pauta do Senado livre para receber a Reforma da Previdência, que, de acordo com nossa estimativa, deve chegar à Casa em julho.

Se houver alterações no texto, ele terá que retornar para exame da Câmara dos Deputados. Há risco de o projeto sofrer alterações.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais