Reforma da Previdência pode ser concluída no final de 2017


O envio da Reforma da Previdência ao Congresso pode ficar para o final de novembro ou início de dezembro. Inicialmente, a previsão da Arko Advice era que a conclusão da matéria pudesse acontecer entre julho e agosto de 2017. Mas aumentou o risco de ficar para outubro ou novembro do próximo ano.

A Reforma Previdenciária do ex-presidente Fernando Henrique foi aprovada em dois anos e meio pelo Congresso. A de Lula, em oito meses.

A primeira etapa de aprovação de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) passa pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que leva, em média, um mês para votar uma PEC.

O ideal é que o governo consiga vencer essa primeira etapa na Câmara antes do recesso. Isso porque todo ano há troca de comando e de composição nas comissões permanentes da Câmara. Em geral, essa mudança consome todo o mês de fevereiro. Já houve casos em que foi concluída apenas em março.

Supondo que a CCJ da Câmara não vote a Reforma da Previdência ainda este ano, ela corre o risco de ficar para março de 2017, justamente quando poderia estar sendo concluída a segunda fase, com a aprovação na Comissão Especial.

Além da complexidade regimental de tramitação de uma Proposta de Emenda Constitucional, o próprio governo e a base aliada reconhecem que a aprovação da Reforma da Previdência será mais difícil do que foi a da PEC que estabelece um limite para os gastos públicos.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais