Apoio ao governo Temer na Câmara sobe em outubro


Desde que assumiu a Presidência da República, em 12 de maio, o apoio a Michel Temer na Câmara sempre ficou acima dos 50%. Em outubro, a partir da análise de 50 votações nominais e abertas ocorridas no mês, constatou-se que o índice de adesão foi de 55,47%.

O maior percentual de apoio foi em julho, quando duas importantes matérias foram analisadas: a urgência para o projeto de lei sobre a dívida dos estados com a União e o texto principal da proposta que retirou a obrigatoriedade da Petrobras de participar com 30% dos leilões do pré-sal.

Em outubro, as votações mais importantes foram o primeiro e o segundo turnos da votação da PEC dos Gastos.

Na gestão da ex-presidente Dilma Rousseff, desde outubro de 2015 o nível de fidelidade estava na casa dos 40%. Em março do ano passado chegou a 38,34%.

Entre os grandes partidos, PMDB e PSDB tiveram apoio superior a 70%. Entre os partidos que compõem o Centrão, ele foi de 65%.

Por conta das eleições municipais, o índice de ausência foi bastante elevado até mesmo entre os aliados. No PP, por exemplo, partido da base aliada, foi de 31,54%. No PSDB, de 25,44%; e no PMDB, de 24,36%. Ou seja, o índice de adesão poderia ter sido maior se esses parlamentares estivessem presentes em todas as votações de interesse do Planalto.

Os partidos que menos votaram alinhados com o governo foram PDT, Rede, PCdoB, PSOL e PT. Veja o comportamento de cada uma das legendas em projetos de interesse do governo em outubro.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais