Rapacidade na política (ou a conhecida roubalheira)


A verdade é que as pessoas andam mentindo muito. Por qualquer critério utilizado, não conhecemos, ainda, o futuro presidente do Brasil. E não é somente falta de urna aberta. Toda a coisarada chamada pesquisa eleitoral não resiste à crítica social do julgamento. O efeito da pergunta é acalmar o pesquisador. Ele despreza o pesquisado.

Qualquer classificação do eleitor como de direita, centro, esquerda não quer dizer nada.

A pesquisa sabe o que quer e não suporta ouvir o que não quer. Ela finge esperar contraposições às próprias respostas. A pesquisa é escrava dos seus resultados.

O pesquisado joga com a vontade do pesquisador. Com pré-aprovação absoluta dos interessados na confusão, a pesquisa sai a campo, e erra.

Não há negação da política. Há desamor por políticos. A política não significa mais o que é. “Não nos diz nada”.

Um novo sentido se inicia para quem aprendeu a nadar quando o mar secou. As pessoas percebem que a melhoria da vida pode ser obtida por outros meios menos falsos. Porque entre o predomínio do interesse de gente comum, consumidora de bens e serviços, e o arsenal demagógico das celebridades, consumidores de votos, não há mais qualquer familiaridade. O eleitor fiel, dramaticamente, transpôs para um político seu destino.

Angústia de oprimido agarrado a nadador que se afoga.

As dificuldades de diálogo são alimentadas pelo barulho das posições predadoras. Quem mais aciona o dispositivo amigo-inimigo para provocar torpor é a política e sua frutífera vida privada. Monopoliza a emoção para esconder a ideia de que não aceita ser governada por ninguém.

A política tutelou a confiança da sociedade. Por isso, impõe todas as formas de comunicação, através de todas as instituições públicas, de maneira obrigatória como doença. Contaminou de tal forma o processo eleitoral que o resultado da eleição não é mais o sentimento coletivo de participar de uma comunidade de direitos e deveres partilhados.

A manipulação de propaganda, a campanha eleitoral permanente, o candidato honesto que vira governante desonesto, levou ao chão o bom nível da atividade. Qualquer um que se ajuste serve. Não é por outro motivo que não há mais político entre as pessoas mais relevantes de uma nação.

Enquanto isso, na vida real, o dinamismo ordinário-extraordinário das mudanças expulsa o senso comum e “a vontade de amar que paralisa o trabalho”. Mudou o conceito de status, é outra a cadeia simbólica que movimenta os corações.

Falar baixo, ser tímido, traços fora do padrão, expectativas modestas, não infligir demagogia aos outros, achar enganadora a pose do ministro do Supremo, ser livre pensador, sexualmente não exibido, obedecer voluntariamente às leis, recusar a ditadura da liberdade, estigmatiza pessoas, produz pressão sobre o conceito de bem-estar, ameaça a felicidade conformista.

A política de hoje não sabe nada do que é mobilização de consciência e desafio democrático. Quer transformar o cidadão livre em cliente do Estado e empacotá-lo como mercadoria. Não há nova política. É a mesma, desde que sem rapacidade.

Publicado no Blog do Noblat em 06/11/2017

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais