Raio-X da Comissão do Impeachment


Na quinta-feira (17), foram eleitos os 65 membros da Comissão Especial que analisará o impeachment da presidente Dilma Rousseff, com ligeira maioria oposicionista. Os partidos que compõem a base apontaram 44 nomes; a oposição indicou 17; quatro são independentes. Entretanto, dentro da base aliada, há dissidentes. Quando analisamos os nomes indicados, a composição da comissão muda de forma significativa: 32 deputados são a favor do impeachment, 31 contra e 2 indefinidos.

Qualquer que seja o parecer da comissão, ele terá que ser submetido ao plenário. E para ser aprovado o impeachment, são necessários 342 votos.

De acordo com o nosso cronograma (ver abaixo), a votação em plenário pode acontecer em aproximadamente 30 dias. Sem considerar manobras regimentais tanto por parte do governo quanto por parte da oposição, que podem atrasar ou agilizar o processo, a análise pelo plenário pode acontecer no dia 19 de abril.

 Antes disso, a reunião da Executiva do PMDB para discutir se o partido desembarca ou não do governo foi antecipada para o dia 29 de março. A decisão pode ser fundamental para o resultado da análise do processo pela Câmara.

Posicionamento dos deputados

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais