Que tal chamar o eleitor de bobo?


A nota oficial da Comissão Nacional do PT, divulgada no dia 5 de outubro, é um desastre político. Sugiro a meus colegas, professores de ciência política, que a levem para a sala de aula. Não para fazer proselitismo político, mas para instigar os estudantes a lerem e compreenderem o que é uma nota desastrosa politicamente.

A nota começa culpando “a mídia monopolizada e os aparatos da classe dominante” pela derrota estrondosa do partido nas eleições. É a primeira frase. O leitor inteligente logo se pergunta: onde estavam estes “monstros” que não impediram as vitórias eleitorais de Lula e Dilma? A luta de classes não foi criada ontem, nem anteontem. Há muito que a sociedade moderna é a sociedade da regulação de conflitos, entre o capital e trabalho, mas também entre gêneros, etnias, nacionalidades, religiões e direitos, para citar alguns. Conflitos que perpassam a sociedade moderna, obrigando-a a desenvolver o aparato mais sofisticado que se conhece para gerencia-los.

Por outro lado, o início da nota esquece de dizer que, enquanto os mais pobres deste país ganhavam dezenas ou centenas de reais, os Bancos ganhavam milhões, senão bilhões. Ou seja, a execrável classe dominante ganhou muito mais do que os trabalhadores pobres nos governos Lula-Dilma.

Derrota do PT partiu da base

Há outros fatores, além dos supracitados “monstros”, entre eles, os erros do partido. Mas, não se alegre o leitor inteligente para pensar que a nota se refere ao conjunto de erros que o PT fez em seus treze anos de governo. O primeiro dos quais foi o de jogar a ética na lata do lixo e, o segundo, de não realizar qualquer reforma substantiva. Ledo engano. Os erros citados foram aqueles que “antecederam as eleições e durante o seu transcurso”.

Contudo, não apenas os “monstros” são os culpados, a oposição também tem culpa no clima negativo e desfavorável ao PT. Segundo a nota, “os derrotados nas urnas sabotaram” o governo da presidente Dilma. Estranho, absolutamente estranho. A oposição não tinha qualquer expressão parlamentar para derrotar qualquer medida do Planalto. O governo eleito o foi com uma maioria congressual de cerca de 70%. Até emendas constitucionais poderiam ter sido aprovadas sem problema. Assim, quem a derrotou foi a sua base eleitoral, que rachou, e não a oposição. Ou seja, parte dos eleitos e não dos derrotados.

O ajuste fiscal de Dilma

Finalmente, para ficar no mais essencial. O desastroso ajuste fiscal que Dilma pretendeu implantar serviu “de pretexto para a narrativa do estelionato eleitoral”, que os partidos conservadores e a classe dominante impuseram, diz a nota. A expressão estelionato eleitoral é clara, refere-se ao fato do governante eleito implantar uma política oposta àquela que apresentou ao eleitor, ludibriando-o. Mas, afinal, quem disse que Aécio ou Marina, caso fossem eleitos, implementariam um ajuste fiscal foi Dilma. Segundo a ex-presidente o País não estava em crise e nem havia risco para tal. O ajuste era uma política da direita para roubar os direitos dos trabalhadores.

A infelicidade foi tanta que não apenas Dilma começou a preparar um ajuste fiscal logo depois de eleita, como sua primeira proposta foi a de reduzir o tempo do seguro desemprego, ou seja, reduzindo direitos dos trabalhadores. Poderia ter começado propondo uma tributação sobre grandes heranças ou sobre pessoas de altíssima renda ou simplesmente obrigando os empresários a pagarem impostos (de que são dispensados). Não. Começou metendo a mão no bolso dos mais vulneráveis, os que estavam perdendo o emprego.

Apoio no segundo turno

É com esta nota que o PT pensa mobilizar militantes e simpatizantes de outros partidos, como a REDE e o PSOL, em torno de seus candidatos, para evitar que a derrota seja ainda maior. O PSOL que saiu do PT porque este se transformara em um “partido burguês”? A REDE, cuja líder foi pisoteada desonesta, e perversamente, durante a campanha eleitoral?

Para não ficar por menos a nota ainda se encerra proclamando a luta em favor da “reforma do sistema politico”. E os treze anos no poder não foram suficientes para fazer esta reforma? É querer fazer o eleitor de bobo.

Elimar Pinheiro do Nascimento, sociólogo, professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais