Quatro perguntas para Angela Cignachi sobre a cassação do governador do AM

Por cinco votos a dois, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou o mandato do governador do Amazonas, José Melo (PROS), e de seu vice, José Henrique de Oliveira (SD). Eles são acusados de compra de votos na eleição de 2014.
Sobre o assunto, a advogada Angela Cignachi Baeta Neves, especialista em Direito Público, membro da Diretoria do IBRADE – Instituto Brasileiro de Direito Eleitoral e Integrante da Comissão de Direito Eleitoral da OAB-DF, respondeu às seguintes perguntas à Arko Advice:

Qual o impacto da decisão de cassar o governador e o vice-governador do Amazonas por compra de votos no julgamento da chapa Dilma-Temer?

Não afeta em nada. Os processos apuram fatos absolutamente distintos. O governador e o vice foram cassados pela prática de compra de votos no pleito de 2014, e não há a imputação desse ilícito à Dilma Rousseff e Michel Temer.

O processo de recurso do governador cassado seria, basicamente, o mesmo caso a chapa Dilma-Temer seja cassada?

Não. O governador do Amazonas foi processado e cassado pelo TRE do Amazonas, e, em grau de recurso, o TSE confirmou a decisão. Não houve a execução do acórdão do TRE do Amazonas, que estava suspensa, porque o Código Eleitoral prevê a interposição de recurso ordinário com efeito suspensivo. Já os processos contra Dilma e Temer tramitam desde o início no TSE. Contra eventual cassação cabe recurso extraordinário ao Supremo Tribunal Federal sem efeito suspensivo, ou seja, não há previsão legal expressa. Mas, é claro, o TSE pode, na própria sessão de julgamento, suspender os efeitos da decisão até o pronunciamento do STF em grau de recurso extraordinário.

O que acontece com o governador cassado? É afastado do cargo ou pode recorrer permanecendo como governador?

O governador e o vice foram cassados há mais de um ano, e recorreram ao TSE no exercício do cargo, pois o Código Eleitoral permite aguardar o julgamento do recurso ordinário exercendo o mandato. A partir do julgamento do TSE, a decisão deve ser executada. No mesmo dia o Tribunal já comunicou a decisão ao TRE do Amazonas, para que a decisão seja executada. O TRE, por sua vez, comunica à Assembleia Legislativa e marca nova eleição.

O novo governador será eleito em eleição direta ou indireta?

Eleição direta, que será marcada pelo TRE do Amazonas dentro do prazo de 20 a 40 dias.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais