A esquerda já entendeu a urgência da Reforma da Previdência (na Grécia)


Os anos de 2015 e 2016 foram particularmente complicados para o governo e os cidadãos gregos. Com uma grave crise fiscal, o partido de esquerda no poder, o Syriza, viu-se obrigado a apresentar um pacote de reforma Trabalhista e da Previdência.

Para muitos, o Syriza, que representava os sindicatos e seus “intelectuais de esquerda”, estava não só traindo os ideais daqueles que os apoiavam, mas também todo o povo grego. No campo da reforma da Previdência, foi feito um corte de 10% no valor das pensões dos aposentados que ainda não haviam chegado à nova idade estipulada para a aposentadoria: 67 anos. Como resposta, grupos de esquerda que representam os trabalhadores rurais decidiram bloquear as principais vias de acesso a Atenas. Buscando amenizar, o parlamento grego anunciou que todos seus parlamentares sofreriam um corte de 10% nos salários.

Syriza x PT

O Syriza foi considerado, muitas vezes, mais radical do que o PT. A comunicação entre os dois partidos existiu, dentro de uma lógica de cooperação entre os partidos de esquerda no mundo. No entanto, o Syriza, com esquerdistas relativamente mais preparados na própria ideologia que seguem, perceberam que os problemas de pensão e trabalhistas eram insustentáveis. Não havia mais como praticar bondades para com a população, por meio de créditos subsidiados com o dinheiro drenado do Banco Central Europeu, em Frankfurt.

No Brasil, e principalmente entre integrantes da dita esquerda, as questões previdenciárias e trabalhistas ainda não são vistas como um problema. Para Guilherme Boulos, ironicamente descendente de gregos, e representante da esquerda perante grupos de estudantes e do MTST, qualquer reforma que mude os benefícios que faziam sentido em uma época que não existe mais é considerada um ataque às conquistas do povo.

Se tivesse ido morar na Grécia de cinco anos atrás, ele seria membro do Syriza e hoje teria sido expulso ou adaptado às mudanças de atitude que o partido absorveu quando confrontado com a realidade.

O custo político de uma reforma tão controversa quanto a previdenciária é enorme

E ela não veio sem traumas na Grécia, onde o número de suicídios cresceu após a aprovação das mudanças. Na prática, existem duas possibilidades para que se consiga realizá-las:

  1. Por um governo de popularidade altíssima e com uma base aliada minimamente estável e amplamente majoritária.
    Essa era a condição que o ex-presidente Lula teve em seus dois mandatos e Dilma no primeiro. Neste caso, a perda de parte da popularidade seria incorporada aos custos da reforma e a lealdade seria exigida ao máximo da base aliada. Poderia trazer riscos para uma eventual transição política, pois a população reagiria negativamente. Como os sindicatos são umbilicalmente ligados ao PT, este pôs imensa pressão sobre o Executivo para que a reforma não fosse adiante.
  2. Por um governo de popularidade baixa sem interesse em reeleição.
    Quando a popularidade já está no mínimo possível, não há temor em perdê-la mais. Como se trata de um governo de transição, o presidente Michel Temer não precisa alterar os rumos das propostas para adequar-se a uma manutenção de popularidade ou viabilização de reeleição.
    Qualquer cenário intermediário inviabiliza uma proposta dessa magnitude – o preço político é muito alto. Sendo imediatista, o brasileiro não consegue compreender a perda de um benefício hoje para recuperar e garantir sua manutenção no futuro. O pensamento do “amanhã é um novo dia e vamos nos virar” não pode fazer parte das grandes decisões nacionais.

Resultado das reformas virá com o tempo

“A proposta será aprovada, todos os tipos de ataques serão desferidos contra o governo, mas a comprovação de que foi essencialmente importante só virá em dez anos”, diz um técnico da equipe econômica.

Até mesmo na oposição há quem compreenda que a situação é delicada. Visão de um parlamentar petista: “Sabemos que a situação previdenciária é muito ruim. No entanto, temos um papel a cumprir. Trabalhadores querem ser defendidos hoje e não amanhã”. Apesar dessa observação, a grande maioria ainda nega que haja qualquer dificuldade. “Não há problema previdenciário, basta reordenar as receitas e garantir a não-utilização das contribuições em outras áreas do governo”, diz um parlamentar do PCdoB.

Hoje, o déficit do INSS é de R$ 150 bilhões de reais; o rombo fechará o ano em R$ 180 bilhões. Ao ser estabelecida em 65 anos, a idade mínima de aposentadoria incluiria o Brasil entre os vários países que adotam essa idade. Além disso, a mudança de tempo de serviço de 15 anos para 25 nos indexa à “normalidade” de tempo de contribuição. Uma contribuição de 70% após os 25 anos de trabalho faz mais: empurra o Brasil para a parte de cima da lista dos países que melhor beneficiam o trabalhador após anos de serviço.

Sem a reforma, o país quebra

“Sem a reforma, o país quebra”, diz o ministro do Planejamento Dyogo Oliveira. De fato, era o que estava ocorrendo na Grécia, onde o Syriza, de extrema esquerda, produziu uma reforma ainda mais profunda. Apesar da confiança na sua aprovação, ainda há no governo quem considere que falta muito para ganhar o jogo. Alguns falam de aliados silenciosos, outros criticam os problemas de comunicação.

De fato, os dois problemas são reais: o governo precisa de mais gente colocando a cara a tapa para defender a reforma e deixar mais claro para a população o que vai ocorrer sem ela.
A Grécia chegou ao limite do problema. Lá, até um partido mais preparado e completo ideologicamente do que o PT foi capaz de perceber que o mundo muda e que reformas dolorosas garantem um futuro habitável. Aqui, podemos nos meter em maus lençois em uma década, por erros processuais e de compreensão do quanto é importante mudar para seguir em frente.

Publicado na GQ em 4/5/2017

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais