Quando a crise pode educar


No turbilhão da crise econômica, o setor elétrico vive momento delicado. A falta de chuvas e de planejamento impuseram aumento da tarifa de energia elétrica e elevaram o risco de racionamento de energia. Essa receita perversa afetou o caixa das Distribuidoras e Geradoras de energia, causando enormes prejuízos e insegurança para os investidores.

Enquanto os empresários lutam na justiça e no Congresso Nacional para garantir que não arquem com mais de 5% do risco hidrológico, os consumidores de energia estão pagando a conta pelo baixo nível dos reservatórios e pelo acionamento das usinas térmicas, mais caras e poluentes.

A despeito deste debate e para transformar a crise numa oportunidade, existe uma medida simples, que pode beneficiar o governo, as indústrias, a população, o meio ambiente, enfim, toda a sociedade. Trata-se da eficiência energética.

Estimular o consumo consciente é um hábito de civilidade, uma medida que deveria ser cultivada mesmo que não haja crise. Para um sistema de energia complexo como o nosso, que gera basicamente energia de hidrelétricas e que usa as usinas térmicas como “seguro” em caso de necessidade, o uso racional representa um importante aliado na segurança energética.

A crise econômica trouxe redução no consumo de energia e aliviou o risco imediato de racionamento. A dependência das chuvas faz o setor elétrico ser refém de São Pedro. Todo ano esperando que o santo “ligue” as torneiras para que ao final do período chuvoso os reservatórios estejam cheios. Não é o que tem acontecido. Com pouca chuva e sem planejamento, o setor se vê numa crise sem precedentes. As empresas não são mais autossustentáveis e dependem de medidas do governo para fechar as contas.

Após o apagão de 2001, criou-se um mecanismo para a construção de usinas térmicas. O objetivo era evitar que o baixo nível dos reservatórios, em tempos de pouca chuva, trouxesse de novo o fantasma do apagão. Com o passar dos anos, sem a construção de hidrelétricas com reservatórios e com a diminuição das chuvas, o governo não enfrentou blecautes, mas foi obrigado a ligar todas as térmicas, usinas mais caras e poluentes. O resultado foi aumento de tarifa e estresse do sistema.

Com todo esse imbróglio e sem medidas possíveis no curto prazo, a única solução é usar a eficiência energética como forma de aliviar o sistema e mostrar para a sociedade que ela tem o poder de fugir dos aumentos de tarifa, basta reduzir o próprio consumo.

O Ministério de Minas e Energia já tem pronto o Plano Nacional de Eficiência Energética. Aliado a uma campanha consistente do uso racional da energia, pode ser o começo de uma política que inclua a sociedade e organizações com interesse comum.

Desperdiçar energia também encarece a tarifa. Tratar do tema abertamente é se antecipar a crises. Eficiência energética deveria ser uma política de governo, prioridade do Estado. Enquanto não for, cada vez que chover menos que o necessário e o consumo de energia estiver em alta, o brasileiro vai viver com medo do apagão.

 

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais