Aliado de Temer, Eliseu Padilha pede demissão


O ministro chefe da Secretaria de Aviação Civil (SAC), Eliseu Padilha (PMDB-RS), vai deixar o governo. Aliado de do vice-presidente Michel Temer, Padilha já protocolou o seu pedido no Palácio do Planalto. Ontem, ele tentou entregar o seu pedido de demissão a presidente Dilma Rousseff, mas não conseguiu uma audiência com a presidente.

Para não ter que constranger a presidente Dilma, Eliseu Padilha iria entregar a carta de demissão ao ministro da Casa Civil, Jaques Wagner. Porém, Wagner recusou recebe-lo. Com isso, Padilha foi obrigado a protocolar sua carta de demissão, atitude rara na história da República.

De acordo com a Agência O Globo, ele vinha dizendo estar se sentindo bastante “constrangido” porque não podia nem criticar, nem defender o processo de abertura de impeachment. Na Esplanada, Padilha é o ministro mais próximo do vice-presidente Michel Temer. A saída se deu por “convicção política” e “lealdade” ao vice. Padilha já vinha se sentindo incomodado no cargo, mas a decisão começou a ser pensada na noite de quarta-feira, em conversa com peemedebistas no Palácio do Jaburu, residência oficial de Temer. No dia seguinte, quando Dilma e Temer conversaram e o ministro Jaques Wagner fez um relato que o vice não considerou correto da reunião, Padilha sacramentou o desembarque.

Com relação à Aviação Civil, a gota d’água foi o fato da presidente ter desautorizado uma indicação dele para a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O ministro encaminhou o nome de Juliano Noman para uma diretoria da Anac com o aval de Dilma. No entanto, quando a Secretariara de Aviação Civil enviou o nome para o Senado a presidente mandou suspender a indicação.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais