Principais temas de Setembro


Em setembro começa um novo governo no país. Com a conclusão do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff no dia 31 de agosto, a expectativa é de que o interino Michel Temer assuma em definitivo a Presidência da República.

Temer deverá fazer um pronunciamento à nação e, em seguida, partirá em sua primeira viagem internacional como presidente para a China, onde tentará atrair investimento estrangeiro para infraestrutura. O primeiro pacote de concessões e privatizações de seu governo deve ser anunciado nas próximas semanas.

O plano é, num primeiro momento, transferir à iniciativa privada quatro aeroportos, duas ferrovias e um terminal portuário. Existe ainda a expectativa de que o governo anuncie uma lista de empresas que poderão ser privatizadas. A equipe econômica espera arrecadar no próximo ano entre R$ 20 bilhões e R$ 30 bilhões com os leilões.

As eleições municipais reduziram o nível de atividade no Legislativo. Mas a Câmara agendou para 12 de setembro a votação do processo de cassação do deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), ex-presidente da Casa. A questão, no entanto, pode ser transferida para outubro devido à falta de quórum.

O relator da Proposta de Emenda à Constituição que impõe limite de gasto ao governo federal, Darcísio Perondi (PMDB-RS), pode apresentar também em setembro seu parecer na Comissão Especial.

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), convocou sessões deliberativas para os dias 8, 12, 13 e 21. Para o dia 8, foi marcada a análise do projeto de lei que trata do reajuste de salário do Poder Judiciário. O tema, que provocou divergência na base governista, terá que ser arbitrado por Michel Temer.

Renan também poderá aproveitar uma dessas reuniões para promulgar a emenda constitucional que libera os governos estaduais, municipais e federal para gastar livremente até 30% dos seus orçamentos.

Com relação às eleições municipais, a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV vai até o dia 29 de setembro. No dia 2 de outubro ocorrerá o primeiro turno das eleições.

A ministra Carmem Lúcia assume a Presidência do Supremo Tribunal Federal (STF) em substituição a Ricardo Lewandowski no dia 12/9.

Com relação à Operação Lava-Jato, há expectativa sobre possíveis vazamentos das delações premiadas de ex-executivos da OAS e da Odebrecht que estão sendo negociadas com a Justiça.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais