Principais temas de março


Eduardo Cunha, impeachment e PMDB são os principais temas da agenda política de março.

Temas de março:

O futuro do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), começa a ser analisado pelo Supremo Tribunal Federal. A Corte julgará se aceita o pedido de abertura de inquérito contra ele por suposto envolvimento na Operação Lava-Jato. A tendência é de que seja aceito.

O Supremo também deve julgar os embargos de declaração apresentados por Cunha a respeito do rito do impeachment. A Comissão da Câmara que analisará o processo contra a presidente Dilma Rousseff deve começar a funcionar no fim do mês.

Uma nova manifestação popular em favor do impeachment está marcada para o dia 13. A primeira do ano. Os movimentos pró-impeachment ganharam a adesão da oposição (PSDB, DEM, PPS, SD, membros do PSB e PMDB), que criou uma comissão para organizar ações pelo afastamento da presidente. Mas o apoio ao impeachment caiu de 62,8% (julho de 2015) para 55,6% (fevereiro), segundo pesquisa CNT/MDA.

Uma semana após as manifestações, no dia 19, o PMDB realizará sua convenção nacional, devendo reeleger o vice-presidente da República, Michel Temer, como presidente da sigla. A julgar pelo último programa partidário, o principal aliado do governo deve fazer duras críticas à gestão da presidente Dilma. No encontro, não será abordado o tema de uma eventual saída do PMDB do governo.

Também termina no dia 19 o período previsto na Emenda Constitucional nº 91 para a migração de detentores de cargos eletivos para outros partidos sem risco de perda do mandato.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais