Principais temas da agenda de junho


O mês de junho será bastante movimentado e conturbado, com definições importantes sobre a crise política. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) marcou para os dias 6, 7 e 8 o julgamento do processo que pede a cassação da chapa Dilma Rousseff-Michel Temer. Antes da delação do empresário Joesley Batista, da JBS, a expectativa era de que o TSE decidiria favoravelmente à permanência de Temer na Presidência. Agora, o quadro mudou.

Os partidos da base aliada aguardam decisão do TSE para definir se continuam ou não no governo.

Também em junho, a Polícia Federal deve concluir a perícia criminal no áudio da conversa entre o presidente Michel Temer e Joesley Batista, gravada sigilosamente pelo empresário.

Reformas seguem no Congresso

Apesar do quadro de instabilidade, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), agendou para os dias 5 e 12 de junho a discussão, em primeiro turno, da Reforma da Previdência no plenário da Câmara. A votação é incerta e dependerá do resultado do julgamento no TSE.

No Senado, a base aliada tenta avançar com a Reforma Trabalhista. A matéria está sendo debatida em três comissões, mas os aliados prometem aprovar requerimento de urgência para levá-la direto para o plenário. Para evitar que o texto retorne à Câmara, estão sendo negociadas alterações por meio de uma medida provisória.

No dia 6 de agosto haverá eleição suplementar para o governo do Amazonas. O registro das candidaturas está marcado para 16 a 20 de junho. O senador e ex-governador Eduardo Braga (PMDB-AM) vai concorrer.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais