Primeiro grande teste do ajuste fiscal na Câmara


Esta semana será votada a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) dos Gastos Públicos, que fixa um teto para o orçamento dos três poderes pelos próximos 20 anos. Será o primeiro grande teste do ajuste fiscal proposto pelo presidente Michel Temer.

A votação na Comissão Especial na semana passada, apesar de longa (das 11h às 19h), foi tranquila. O governo venceu com ampla margem (23 votos favoráveis e sete contrários).

Mas, no plenário da Câmara, a batalha será mais intensa. Tanto a realização da votação quanto seu placar serão importantes sinalizadores da motivação dos congressistas quanto à necessidade do ajuste fiscal. Essa primeira votação também será um importante indicador da viabilidade de aprovação da Reforma da Previdência, que deve chegar este mês ao Congresso Nacional.

Até o momento, sete dos 18 partidos da base aliada fecharam questão em favor da matéria – PMDB, PP, PTB, PSC, PR, PSD e PSD. Juntos, eles somam 266 deputados. Ou seja, se os seus deputados não votarem a favor, poderão sofrer sanções. Para aprovar uma emenda constitucional são necessários 308 votos. Faltam, portanto, 42.

Descontentamento

Temer tem maioria na Casa, mas seus integrantes não estão totalmente satisfeitos com o tratamento que vêm recebendo do Planalto, ao qual têm enviado sinais de descontentamento. Na semana passada, por exemplo, a base não concluiu a votação do projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Também não garantiu um quórum mínimo de 51 deputados na sexta-feira (07) para permitir a votação da PEC dos Gastos já nesta segunda-feira. Agora, terá que ser aprovado um requerimento de quebra de interstício para que o pleito ocorra na terça.

No fim de semana, o presidente Michel Temer organizou um encontro no Palácio do Planalto com cerca de 200 deputados para sanar dúvidas quanto à PEC e fortalecer ainda mais a votação à favor do projeto.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais