Governo aprova PEC dos Gastos e demonstra força


O governo conseguiu uma vitória expressiva na Câmara dos Deputados ao garantir, em primeiro turno, a aprovação da proposta de emenda à Constituição que estabelece um limite para os gastos públicos (PEC dos Gastos). Foram 366 votos favoráveis, 111 contrários e duas abstenções.

O resultado é uma conquista pessoal do presidente Michel Temer. Na véspera da votação, ele reuniu um numeroso grupo de deputados em Brasília para explicar a importância da proposta. O placar dilatado reforça a expectativa de que a Câmara conclua a votação até o final de outubro e envie a PEC ao Senado. São boas, portanto, as possibilidades de promulgação ainda este ano.

É também uma sinalização importante para a reforma Previdenciária, que será enviada ao Congresso até o final do mês.

Vale a pena destacar o apoio expressivo entre os principais partidos da base. O índice de apoio de PSD, PMDB, PSDB e PRB foi superior a 90%. Entre os principais aliados, registrou-se baixa dissidência (PR: 2; PP: 2; DEM: 1; SD: 1: PSD: 1). Quatro legendas apresentaram adesão de 100% (PHS, PV, PSL e PRP).

Temer também recebeu uma boa notícia do Supremo Tribunal Federal. O ministro Luís Roberto Barroso negou pedido feito por deputados da oposição para suspender a tramitação da PEC do Teto. Em sua decisão, o ministro alega que “salvo hipóteses extremas”, o Poder Judiciário não deve coibir discussões de matérias de interesse nacional.

“O Congresso Nacional, funcionando como poder constituinte reformador, é a instância própria para os debates públicos acerca das escolhas políticas a serem feitas pelo Estado e pela sociedade brasileira, e que envolvam mudanças do texto constitucional. Salvo hipóteses extremas, não deve o Judiciário coibir a discussão de qualquer matéria de interesse nacional”, sustenta o ministro em sua decisão. A decisão do ministro reforça a expectativa de que o governo consiga vencer a batalha jurídica que certamente haverá depois que a proposta for promulgada.

Veja no link como votaram os partidos.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais