Previdência: o termômetro da Comissão Especial


Algumas votações recentes na Câmara acenderam o sinal de alerta no governo. A terceirização, por exemplo, foi aprovada com placar modesto (231 a 188). Faltaram quatro votos (eram necessários 308 e o governo só obteve 304) para aprovar uma emenda constitucional que permitiria às universidades públicas cobrar por cursos de pós-graduação.

Ficou comprovada a necessidade de uma atuação direta do presidente Michel Temer no sentido de não por em risco a aprovação da Reforma da Previdência. O governo então começou a se mexer.

Pesquisa realizada pelo jornal O Estado de S. Paulo revelou que o número de parlamentares contrários à proposta previdenciária é de 265; 99 são a favor; 35 estão indecisos; 58 não quiseram responder; 54 não foram encontrados; e um disse que deve se abster. O resultado causou forte impacto negativo no mercado.

________________________________________

Reforma da Previdência

Apresentação do relatório na Comissão Especial: 18/04
Votação na comissão: última semana de abril
1º turno na Câmara: 1ª quinzena de maio
2º turno na Câmara: 2ª quinzena de maio
Envio ao Senado: junho
Promulgação: setembro
Chance de aprovação da reforma na Câmara: 75%
Expectativa de placar: 315-320 votos
________________________________________

Michel Temer articula pessoalmente com a base

O presidente deu aval ao relator, Arthur Maia (PPS-BA), para negociar mudanças no texto. As concessões, de acordo com a Casa Civil, reduzem a economia prevista com a proposta em cerca de 17% em dez anos (entre 2018 e 2027), ou seja, R$ 115,26 bilhões nos próximos dez anos. Com a proposta enviada ao Congresso, o governo previu uma economia de R$ 678 bilhões.

Depois de admitir flexibilizações no texto e de negar que as alterações representem um recuo, o presidente Michel Temer afirmou, em vídeo divulgado nas redes sociais do Palácio do Planalto, que “a Reforma da Previdência trará mais igualdade para todos”. Temer fez questão de dizer que a reforma é a herança que ele quer deixar para o país e destacou que sem ela não haverá crescimento econômico.

Além das alterações no texto, o governo está empenhado em resolver demandas da base, como liberação de emendas e nomeações de cargos.

Essa movimentação proativa e o envolvimento direto do presidente devem ser suficientes para a sua aprovação. Não se espera um placar dilatado, mas entre 315 e 320 votos a favor.

Arthur Maia (PPS-BA) apresentará seu parecer na Comissão Especial no dia 18 de abril.

Levantamento feito pela Arko Advice mostra que, dos 36 nomes indicados para a Comissão Especial da Reforma da Previdência, apenas oito exibem índice de apoio ao governo igual ou inferior a 41%. A maioria expressiva (25) tem adesão superior a 95%.

Potencialmente, o governo poderia ter 26 dos 36 votos. Hoje, conta com 18, se levarmos em consideração a pesquisa feita pelo Estadão.

A votação na comissão será um importante termômetro. Afinal, foram escolhidos entre os representantes da base os que apresentam maior índice de apoio ao governo. Portanto, espera-se que o placar seja de, pelo menos, 65% a favor da reforma. Um placar muito inferior a isso (pouco acima de 50%) é um sinal de que o parecer do relator precisaria de novos ajustes no plenário da Câmara.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais