Michel Temer desmente Márcio Faria


Por meio de nota de sua assessoria de imprensa e de um vídeo divulgado nas redes sociais, o Presidente da República, Michel Temer respondeu às informações contidas na delação de Márcio Faria. O ex-dirigente da Odebrecht, afirmou ter participado de uma reunião comandada por Temer na qual teria sido discutida a “compra do PMDB” por US$ 40 milhões. Veja o vídeo de Temer:


Veja a nota completa:

“O presidente Michel Temer jamais tratou de valores com o senhor Márcio Faria. A narrativa divulgada hoje não corresponde aos fatos e está baseada em uma mentira absoluta. Nunca aconteceu encontro em que estivesse presente o ex-presidente da Câmara, Henrique Alves, com tais participantes.

O que realmente ocorreu foi que, em 2010, na cidade de São Paulo, Faria foi levado ao presidente pelo então deputado Eduardo Cunha. A conversa, rápida e superficial, não versou sobre valores ou contratos na Petrobras. E isso já foi esclarecido anteriormente, quando da divulgação dessa suposta reunião.

O presidente contesta de forma categórica qualquer envolvimento de seu nome em negócios escusos. Nunca atuou em defesa de interesses particulares na Petrobras, nem defendeu pagamento de valores indevidos a terceiros.”

Os próximos passos

Infografia de Lucas Tófoli Lopes, da Folha, explica visualmente o que já aconteceu e o que vai acontecer com a lista de Fachin:

Temer, FHC e Lula

Muito antes dos vazamentos da lista de Janot, em novembro de 2016, quando a Lava Jato deu provas de estar se aproximando do alto escalão, emissários começaram a costurar um acordo entre dois ex-presidentes e o atual chefe da República. O objetivo era que Fernando Henrique Cardoso (PSDB), Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Michel Temer (PMDB) liderassem um pacto para a classe política, fragilizada pelo avanço das investigações.

A Folha apurou informações de que segundo os três convergem sobre a instabilidade política que vem sendo causada pelas denúncias da Lava-Jato. Instabilidade que pode abrir espaço, nas eleições de 2018, para um candidato aventureiro que assumiria sem governabilidade e paralisaria novamente o país. O acordo de bastidores passaria pela manutenção de Temer até 2018 e a realização de eleições diretas, em outubro do ano que vem, com a participação de Lula.

No Congresso, a tentativa de preservar algum poder dos grandes partidos e “tranquilizar” as eleições de 2018 está na aprovação da cláusula de barreira para partidos e o fim das coligações proporcionais.

Com informações da Folha e G1.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais