Pressão de todos os lados


O presidente em exercício, Michel Temer, está sofrendo pressões de todos os lados. Até aqui, tem conseguido contornar as críticas de aliados e as demandas de determinados setores.

Por conta de sua interinidade, ainda há certo nível de tolerância por parte do mercado e do setor empresarial, com algumas concessões já feitas, em especial em matéria fiscal. Mas, depois que o impeachment for resolvido pelo Senado, possivelmente no dia 31 de agosto, o quadro vai mudar. A tolerância vai diminuir. E há, no horizonte, algumas situações desafiadoras.

Os servidores continuam pedindo reajustes salariais. Há três semanas, cerca de 80% dos servidores do Tesouro estão em greve. Na terça-feira (16), 95 gerentes do órgão entregaram seus cargos. No Senado, há projetos de lei com reajustes de servidores pendentes de votação. A pressão está grande até mesmo em favor de aumento salarial dos ministros do Supremo, que teria efeito cascata em diversas outras categorias de servidores.

Governadores do Norte, Nordeste e Centro-Oeste pedem ajuda financeira. Menos endividados do que os estados das regiões Sul e Sudeste, acham que não foram contemplados no projeto que trata da renegociação da dívida dos estados. Por isso, cobram repasse de R$ 7 bilhões.

Há também a movimentação de alguns parlamentares e de algumas entidades sindicais para que tanto a proposta que impõe um limite de gasto para o governo federal e quanto a Reforma da Previdência sejam atenuadas.

No Congresso, o maior desafio é lidar com os aliados. O PSDB, de olho em 2018, está preocupado com as ambições políticas de Michel Temer e do ministro da Fazenda, Henrique Meirelles. Já o Centrão (formado principalmente por PP, PR, PSD, PSC, PTB), teme perder espaço para o DEM e o PSDB.

Aparentemente, o problema com o PSDB foi superado. Restam os outros.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais