Celina Leão: a queda em 5 passos


Entenda como aconteceu o afastamento da deputada Celina Leão (PPS) da presidência da CLDF:

1. Renúncia de Liliane Roriz

Implicada em diversas acusações de improbidade administrativa e corrupção, Liliane Roriz (PTB), neta do ex-governador Joaquim Roriz e herdeira do legado político da família Roriz, renuncia em 17 de agosto, à vice-presidência da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) e aguarda julgamento.

 

2. Gravações sobre Celina Leão

Como parte de sua estratégia de defesa, Liliane Roriz entrega áudios comprometedores da alta cúpula da CLDF, incluindo a presidente da Câmara e antiga aliada da família Roriz, Celina Leão, ao Ministério Público do DF. O jornal O Globo divulgou trechos da gravação feita por Liliane Roriz. Na gravação Celina Leão fala do governador Rodrigo Rollemberg, de distribuição de cargos e de um “projeto político”, indício investigado pelo MPDF de improbidade e corrupção em contratos na área de Saúde do DF.

No dia 18 de agosto, a então presidente da CLDF, deputada Celina Leão (PPS) respondeu às acusações de Liliane Roriz.

3. Operação Dracon

Na manhã de terça-feira (23) o MPDF com apoio do Gaeco e da Polícia Civil do DF cumprem 14 mandados de busca e apreensão e oito mandados de condução coercitiva. Os mandados tiveram como alvos os deputados Celina Leão (PPS), Bispo Renato (PR), Júlio Cesar (PRB), Raimundo Ribeiro (PPS) e Cristiano Araújo (PSD), além do ex-servidor da CLDF Valério Neves, do servidor Alexandre Braga e do ex-presidente do fundo de saúde do DF Ricardo Cardoso. Eles foram cumpridos nos gabinetes dos deputados e da presidência da CLDF e nas residências. O Ministério público investiga também denúncia de queima de arquivo antes dos agentes chegarem aos computadores da Câmara.

4. UTIgates

A primeira sessão da CPI que investiga o escândalo das UTIs, após a Operação Dracon, começou com tumulto esta quarta-feira (24), os deputados aprovaram a convocação do empresário Afonso Assad, citado nas gravações de Liliane Roriz com Valério Neves, e que teria se recusado a pagar propina para obter a liberação de recursos públicos. A sessão contou com a presença de Celina Leão, que pediu que a sessão fosse fechada.

5. Efeitos colaterais

Apesar do sucesso da Operação Dracon e da atuação exemplar da Polícia Civil do DF, esta semana praticamente todos os agentes da Polícia Civil entregaram seus cargos de chefia ao GDF, em protesto à falta de negociação com relação ao reajuste salarial. Em entrevista ao Correio Brasiliense o diretor da Polícia Civil, Eric Seba, falou sobre a operação e sobre as reivindicações da Polícia Civil.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais