Prazo para mudar comando do BC


Uma vez no comando da Presidência da República, Michel Temer trocará a diretoria do Banco Central. Os nomes terão que ser analisados pelo Senado. A dúvida é saber se essas mudanças serão aprovadas antes da próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), marcada para os dias 7 e 8 de junho, ou depois.

Se o afastamento da presidente por 180 dias ocorrer a partir de 12 de maio, o vice-presidente Michel Temer pode submeter no dia seguinte ao Senado o nome do presidente do BC e de alguns de seus diretores.

Levantamento feito pela Arko Advice mostra que, com exceção de Henrique Meirelles – análise recorde (dois dias) –, a aprovação de presidentes e diretores do BC demora em torno de duas semanas, entre a indicação e a votação no plenário do Senado. A de Armínio Fraga levou nove dias; a de Alexandre Tombini, 12. Os diretores Otávio Ribeiro Damaso e Tony Volpon esperaram 15 dias pelo resultado.

Serão três semanas entre o afastamento da presidente Dilma Rousseff e a próxima reunião do Copom. Ou seja, tecnicamente, existe a possibilidade de o novo presidente do BC e de alguns diretores serem aprovados pelo Senado a tempo de participar da reunião de junho.

Vale ressaltar que a Comissão de Assuntos Econômicos do Senado é presidida pela ex-ministra da Casa Civil Gleisi Hoffmann (PR), do PT. É possível que sejam criados alguns obstáculos para o novo governo, como atraso no agendamento da sabatina e/ou escolha de um relator de oposição.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais