PMDB deve eleger o maior número de prefeitos


No último dia 20 as eleições municipais entraram definitivamente na agenda. Até o dia 5 de agosto, os partidos políticos devem oficializar seus candidatos e as coligações que disputarão os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador nos mais de 4 mil municípios do país.

Segundo levantamento realizado pela Arko Advice tendo como base o desempenho dos partidos desde as eleições municipais de 2000, a tendência é que o PMDB, mesmo que registre queda em seu desempenho, se mantenha como a legenda com o maior número de prefeitos.

Ao que tudo indica, o grande derrotado das eleições municipais deste ano será o PT. A tendência é que, depois de saltarem de 200 para 627 políticos eleitos entre 2000 a 2012, os petistas sofram sua maior derrota eleitoral numa eleição municipal, registrando um expressivo encolhimento.

O PCdoB, aliado histórico dos petistas e que vinha crescendo em número de prefeituras conquistadas a partir de 2000, também deve perder espaço.

O PSB, que vinha crescendo (aumentou de 135 para 434 o número de prefeitos eleitos entre 2000 e 2012) impulsionado pela liderança do falecido Eduardo Campos (ex-governador de Pernambuco), é outro que tende a perder espaço.

O PSDB, que perdeu muitos prefeitos (caiu de 991 para 692 prefeituras entre 2000 e 2012), deve voltar a crescer e se manter como a segunda legenda com o maior número de prefeituras.

O DEM, cujo número de prefeitos no mesmo período caiu de 1.027 para 276 prefeitos eleitos, deve conter sua trajetória decrescente, podendo melhorar seu desempenho. O PP, que perde prefeitos desde 2000, também deve se recuperar.

O PSD, que elegeu mais de 400 prefeitos em 2012, na primeira vez que disputou uma eleição municipal, tende a conservar resultado positivo.

Observando o espectro partidário, registra-se a tendência de encolhimento dos partidos alinhados do centro para a esquerda e o fortalecimento das legendas de centro-direita.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais