Blog antecipou aliança entre PMDB e PSD em São Paulo


A senadora Marta Suplicy (PMDB) e o vereador Andrea Matarazzo (PSD) confirmaram a aliança para a disputa pela prefeitura de São Paulo. Marta será a candidata a prefeita tendo Matarazzo como o vice da chapa.

O Blog da Política Brasileira foi o primeiro veículo de comunicação a considerar a possibilidade desse cenário, quando escrevi o artigo, em 28 de Junho, intitulado “Pressão por aliança pode forçar arranjo PMDB-PSD”.

A aliança entre Marta e Matarazzo modifica a disputa em São Paulo. Além de garantir um bom tempo de TV para a senadora do PMDB, crescem as chances dela estar no segundo turno. Como consequência, aumenta o risco do prefeito Fernando Haddad (PT) ser derrotado já no primeiro turno.

A coligação entre PMDB e PSD também explicita a divisão no PSDB. Vale recordar que após o empresário João Doria Júnior vencer as prévias contra Andrea Matarazzo (então no PSDB), o hoje chanceler José Serra foi um dos principais articuladores da saída de Matarazzo do PSDB para ingressar no PSD.

Nas últimas semanas, Serra juntamente com o presidente nacional do PSD, e ministro de Ciência e Tecnologia, Gilberto Kassab, articularam, via Brasília, junto com a cúpula do PMDB, a aliança com Marta Suplicy.

Mais do que a disputa pela prefeitura da capital paulista, o futuro dos tucanos em 2018 estará sendo jogado. Novamente, José Serra e o governador Geraldo Alckmin estarão em lados opostos, assim como ocorreu em 2008, ano em que Serra trabalhou para reeleger Kassab (então prefeito de São Paulo) mesmo tendo Alckmin como o candidato a prefeito do PSDB naquela oportunidade.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais