PF faz buscas na residência de Eduardo Cunha


A Polícia Federal realizou busca e apreensão esta manhã na residência do presidente da Câmara, Eduardo Cunha, dos ministros de Ciência e Tecnologia, Celso Pansera, e do Turismo, Henrique Eduardo Alves, do senador Edison Lobão (PMDB-MA) e do deputado Aníbal Gomes (PMDB-CE). A ação da PF foi autorizada pelo ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal.

A Policia Federal chegou mais tarde ao Congresso Nacional para fazer idêntico trabalho na Diretoria Geral da Câmara e também atua nos estados do Pará, Alagoas, São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco e Rio Grande do Norte. A PF está na sede do PMDB em Maceió. A operação atinge também os senadores Renan Calheiros, presidente do Senado, Fernando Bezerra (PSB-PE) e o ex-presidente da Transpetro, Sérgio Machado.

A operação ocorre às vésperas de uma rica agenda de eventos importantes, como a reunião do Conselho de Ética na Câmara, e votações no plenário da Câmara, como a MP 692 (ganhos de capital), e da LDO e do PPA no Congresso Nacional.

Esta fase da operação, batizada de Catilinária, pode paralisar as atividades do Congresso, comprometendo a pauta do dia e adiar para o próximo ano votações importantes para o governo relativas ao ajuste fiscal na reta final dos trabalhos legislativos. A busca na residência de Eduardo Cunha significa que a Operação Lava-Jato chega ao núcleo do mundo político.

O deputado Eduardo Cunha sai ainda mais fragilizado do episódio. Deve aumentar a pressão para que ele deixe a presidência da Câmara. O impacto da notícia na mídia obscurecerá a cobertura do impeachment, beneficiando a presidente Dilma. Foram apreendidos de Cunha três celulares, iPad e laptop. A PF também está autorizada a devassar e-mails do deputado.

O próprio processo de impedimento poderá ser afetado, uma vez que a ação da PF atinge lideranças importantes ligadas ao caso, todas pertencentes ao PMDB, aliado hoje em choque com Dilma e o principal beneficiário de seu eventual afastamento.

A busca na residência oficial de Cunha foi recebida como positiva pelo Palácio do Planalto. A avaliação é que ele perde legitimidade para conduzir o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff.

Os ministros alcançados na operação de hoje, Celso Pansera e Henrique Alves, são políticos ligados a Eduardo Cunha e ao vice-presidente, Michel Temer. Pansera integra a ala governista do PMDB que apoia a presidente Dilma e é contra o impeachment. Henrique Alves responde hoje mais ao comando do vice-presidente Michel Temer.

Não há expectativa de que a Operação Catilinárias interfira no julgamento do Supremo Tribunal Federal nesta quarta-feira. Os ministros decidirão questões relativas ao rito do processo.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais