Perspectiva para a Reforma da Previdência


O relator da Reforma da Previdência na Câmara, deputado Arthur Maia (PPS-BA), apresentou na semana passada parecer que flexibiliza uma série de pontos em relação à proposta original do governo. A regra de transição será mais suave: homens e mulheres terão idade diferenciada de aposentadoria, será dado tratamento diferenciado para trabalhadores rurais e policiais, não haverá benefícios inferiores ao salário mínimo, entre outros itens.

Mas ainda há forte pressão de servidores por novas flexibilizações, não à toa há manifestações programadas. O presidente Michel Temer pediu ajuda ao apresentador Silvio Santos, dono do SBT, para explicar a Reforma da Previdência de forma didática às classes populares. Temer jantou com Silvio Santos e disse que tem enfrentado dificuldades na comunicação da proposta, porque há uma “campanha” das corporações contra a reforma.

As concessões feitas pelo relator ajudaram a quebrar resistências de deputados. Entretanto, novas concessões não podem ser descartadas. É possível perceber que ainda há restrições, contudo, nosso cenário continua sendo de aprovação (75%).

Votação da reforma

Um acordo com governo e oposição adiou para a primeira semana de maio a votação da reforma na Comissão Especial. Inicialmente, o plano do governo era colocá-la em votação ainda esta semana. O acordo foi positivo para o governo, pois foi uma forma de evitar instrumentos regimentais por parte da oposição para dificultar a votação. Ademais, haverá mais tempo para garantir o apoio de aliados.

A votação em primeiro turno no plenário da Câmara não deve ocorrer na semana do dia 8 de maio. O mais provável é que fique para a semana do dia 15. Será uma votação difícil e longa. Pode levar de duas a três semanas. Isto é, na nossa avaliação, o mais provável é que a conclusão da votação da reforma na Câmara fique para a primeira quinzena de junho.

O Senado levou dois meses para votar a PEC que estabeleceu um limite de gastos para o governo federal. É razoável esperar, no mínimo, um prazo similar para a Previdência. Hoje, portanto, a previsão é que a conclusão da Previdência no Senado fique para setembro.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais