Personagens da Semana: No olho do furacão


Dilma Rousseff enfrentou uma semana carregada de intensos eventos políticos. As denúncias estão cada vez mais próximas do ex-presidente Lula, acusado de ocultar a propriedade de um apartamento tríplex. O governo tentou relançar a economia numa reunião do Conselhão reestruturado, mas não conseguiu a pauta positiva que planejou.

 

LULA

Testemunhas afirmam que o ex-presidente era proprietário de Tríplex reformado pela OAS

Um apartamento de R$ 2,5 milhões, no Guarujá, está sendo investigado pelo MP e pela operação Lava-Jato. Suposta propriedade oculta de Lula, o imóvel teria beneficiado pessoas ligadas ao PT para lavar dinheiro de contratos da Petrobras. Em diversos depoimentos, o ex-presidente foi acusado de, como dono do tríplex, influenciar na contratação da OAS para concluir a obra no prédio. O advogado da família afirma que Lula tinha apenas uma cota da propriedade. O ex-presidente terá que se explicar em interrogatório no dia 17 de fevereiro. É a primeira vez que ele é intimado a depor na condição de investigado.

 

MARCELO CASTRO

Ministro do PMDB sofre novo desgaste ao dar declaração polêmica sobre o mosquito, mas se segura no cargo

O ministro da Saúde irritou novamente o Palácio do Planalto ao afirmar que o “país está perdendo feio a guerra contra o Aedes aegypti”. A fala desastrada veio no momento em que o governo tenta demonstrar ação mais forte contra a epidemia de dengue e envolver a sociedade no combate ao mosquito. O desconforto levantou rumores de possível troca de Marcelo Castro, que recebeu solidariedade de correligionários do PMDB. A presidente Dilma tratou de pôr panos quentes e defendeu o ministro. Apesar de desgastado, Castro ganhou sobrevida, mas seu futuro depende do êxito que tiver em debelar o problema e também em controlar a boca.

JOSÉ DIRCEU

O ex-ministro admitiu ter aceito dinheiro de lobista, mas negou envolvimento com a Petrobras

O ex-ministro José Dirceu reconheceu ter recebido dinheiro de lobista, mas observou que foi usado apenas na reforma de um apartamento do irmão e que a importância não estava relacionada a propina. A expectativa era que ele atribuísse à influência do PT a nomeação de Renato Duque para a diretoria da Petrobras, onde se envolveu em corrupção. A situação de Dirceu pode se complicar. O MPF pediu que o delator Fernando Moura, que implicou o ex-ministro na Lava-Jato, seja ouvido novamente. Ele confessou que o petista o aconselhou a fugir, e mais tarde disse ter mentido com medo de represálias.

DILMA ROUSSEFF

Discurso da presidente no Conselhão foi recebido com ressalvas por empresários e sindicalistas. Esperava-se mais

A presidente reuniu, pela primeira vez no segundo mandato, o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social. Pressionado por aliados, setor produtivo e mercado, o governo persegue o reaquecimento. Dilma defendeu a aprovação da CPMF e a necessidade de reformar a Previdência. Mas os temas não são consensuais. Alguns empresários acharam que a ida à Brasília foi perda de tempo. Outros disseram que apoiam a CPMF se o governo aprovar um teto rígido para seus gastos. Sindicalistas saíram irritados com a defesa da reforma da Previdência e o uso do FGTS como fonte de R$ 83 bilhões em crédito para a economia.

DELFIM NETTO

Economista liberal sugere a Dilma receita coerente que ela não tem condições de pôr em prática

Depois de reunir-se com Lula e Luiz Gonzaga Belluzzo, o ex-ministro da Fazenda sugeriu a Dilma que confronte o Congresso com propostas para consertar a Previdência, desindexar a economia e desvincular verbas do Orçamento. Delfim tornou-se conselheiro estratégico do ex-presidente e da atual, mas só é ouvido pelo primeiro. Dilma considera-se economista e não comunga o liberalismo de Delfim. Além de o PT recusar as três sugestões, a presidente não tem base parlamentar para tentar lance tão ousado. Vai fazer o contrário: aumentar o crédito e evitar o confronto com quem pode aprovar seu impeachment.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais