Personagem da semana: Carlos Fernando dos Santos Lima


A aprovação do pacote contra a corrupção na Câmara dos Deputados incluiu entre outras medidas a previsão de punição por abuso de autoridade à magistrados, procuradores e promotores. O personagem da semana é o procurador do ministério Público Federal (MPF), Carlos Fernando dos Santos Lima. Um dos integrantes da força tarefa da Operação Lava Jato ganhou notoriedade na condução coercitiva de Lula. O procurador declarou que se a “proposta de intimidação de juízes e procuradores” for sancionada a força tarefa renunciaria ao caso. Veja como é a sua presença online.

Bola Fora

Bola Dentro

Foi duramente criticado pela ênfase com relação à investigação do ex-presidente Lula no âmbito da Lava Jato. Defende o trabalho do MPF no combate à corrupção como parte do serviço como agentes públicos e chama o congresso ao bom senso.
Foi apontado pela imprensa de tentar barrar quebra de sigilo em contas suspeitas relativas à investigação do escândalo do Banestado, o motivo seria por sua esposa ser ex-funcionária do banco. Conseguiu junto com o MPF pressionar o Congresso com relação à mudanças na lei de acordo de leniência e na manobra que tentou anistiar o caixa 2.

Facebook

No perfil do procurador está a divulgação de notícias sobre o MPF e assuntos de interesse pessoal, como a música. O canal também serve como espaço em que admiradores de seu trabalho como procurador deixam palavras de apoio.

O procurador do MPF não possui contas em outras redes sociais. Veja como está sendo a cobertura da imprensa acerca da possível renúncia da força tarefa da Lava Jato.

O fim da Lava Jato

O procurador, juntamente com a força tarefa da Lava Jato, reagiu duramente às alterações feitas pelos deputados à proposta das 10 medidas contra a corrupção. Em entrevista coletiva, Carlos Fernando disse que, caso as medidas passem como estão, a força tarefa pode renunciar coletivamente ao caso.

MPF no olho do furacão

O processo de discussão e desenvolvimento do pacote anticorrupção foi acompanhado de perto pelo MPF. A divulgação das manobras na Câmara dificultou a ação dos parlamentares acerca de mudança em leis de combate à corrupção.

Entrevista à Globo News

Em março, o procurador Carlos Fernando Santos Lima e Daltan Dallagnol foram entrevistados no canal Globo News. Miriam leitão perguntou sobre o futuro da Lava Jato, delações premiadas e corrupção. A entrevista foi dada logo antes da apresentação do projeto das 10 medidas contra a corrupção ao Congresso Nacional.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais