MP do Paraná deflagra guerra institucional


A ameaça de renúncia coletiva dos procuradores ligados à investigação da Operação Lava-Jato, face à aprovação do projeto de medidas contra a corrupção, é uma manobra para desqualificar ainda mais o Congresso, e tentar amenizar o prejuízo de eventuais leis adicionais que possam potencialmente afetar os interesses do Ministério Público.

Esta análise restringe-se à atitude dos procuradores, e não à nova versão do Pacote de Medidas Anticorrupção aprovado pela Câmara nesta madrugada.

Em um país institucionalmente sério, os procuradores deveriam se afastar das investigações para liderar o lobby a favor das medidas. A partir da ameaça de renúncia coletiva, os integrantes do MP já não têm isenção nem equilíbrio para continuar no posto. Em especial por acusarem a possibilidade de fracasso da Operação-Lava Jato a partir das novas regras. O que não é verdadeiro, já que as regras existentes possibilitaram prisões e revelações espetaculares.

Por que aconteceu a derrota da proposta do MP?

Por uma série de erros estratégicos no encaminhamento do assunto. O primeiro foi radicalizar na proposta com soluções controversas, como o teste de integridade e o reconhecimento de provas ilícitas colhidas de boa fé etc.

Outro aspecto foi a adoção de um discurso fundamentalista do tipo quem fosse contra a proposta era a favor da corrupção. Exerceram e, continuam a exercer, uma espécie de chantagem moral sobre os parlamentares. Ambos os aspectos incomodaram profundamente o Congresso. Assim, ao invés de construírem uma base sólida de apoio às propostas, fomentaram a união contra elas.

Quais as consequências?

De imediato, a chantagem política dos procuradores pode alavancar manifestações contra o governo e contra o Congresso. Existem manifestações marcadas para 4 de dezembro que podem ser turbinadas pela atitude.

Outra consequência será a radicalização do Congresso contra a proposta. Provavelmente o Senado irá adiar o debate para reduzir a tensão do momento. Deixará o tema para o ano que vem, esvaziando um pouco a pressão dos procuradores.

A atitude dos procuradores deverá transbordar para o Conselho Nacional do Ministério Público, onde poderá ser examinada e, até mesmo, considerada inadequada. Espera-se que a OAB se manifeste claramente nesse sentido.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais