PEC dos Gastos chega ao plenário


A Câmara tenta votar, em primeiro turno, a PEC dos Gastos (PEC nº 241/16) que fixa limites para os gastos públicos para os próximos 20 anos. A PEC cria regras especiais para as áreas de saúde e educação em 2017. Mas, a partir de 2018, todos os gastos terão que obedecer a teto equivalente à despesa do ano anterior corrigida pelo IPCA.

São boas as chances de aprovação do texto principal já nesta segunda-feira. Pode ser, porém, que a conclusão da votação do primeiro turno fique para a semana seguinte. Conforme aconteceu na Comissão, haverá tentativa de modificação do texto por parte da oposição por meio de emendas.

A aprovação em primeiro turno ainda esta semana, mesmo que a votação não seja concluída, aumenta as chances de conclusão na Câmara até a última semana de outubro e o envio ao Senado no início de novembro.

TENDÊNCIA: Aprovação do texto-base com cerca de 350 votos

Câmara pode mudar Lei da Repatriação

Depois da PEC dos Gastos, os deputados tentarão votar o projeto que muda a Lei da Repatriação. O projeto permite que brasileiros com recursos não declarados no exterior possam regularizar sua situação mediante pagamento de imposto de renda (15%) e multa (15%).

Pela lei, a tributação é cobrada sobre todo o fluxo de recursos enviados ao exterior. O projeto altera esse dispositivo para que a taxação aconteça apenas sobre o saldo do contribuinte em 31 de dezembro de 2014. Outro aspecto que se pretende mudar é o prazo-limite para adesão. Ele termina no dia 31 de outubro, mas o projeto o prorroga para 16 de novembro. Passando pela Câmara, segue para o Senado. Se aprovado, vai à sanção.

TENDÊNCIA: Ainda depende de acordo

Temer apresenta Reforma da Previdência para centrais

O presidente Michel Temer se reúne com representantes das centrais sindicais na terça-feira (11) para apresentar a proposta de Reforma da Previdência.

Um dos principais pontos defendidos pelo governo é a idade mínima de 65 anos para aposentadoria como regra para homens e mulheres. Além disso, da forma como está desenhada, a proposta estabelece o prazo de 25 anos de contribuição como mínimo para aposentadoria.

Na quinta-feira (13), está prevista uma reunião entre os governadores estaduais para discutir o aumento da contribuição de servidores públicos de 11% para 14%.

TENDÊNCIA: Envio da Reforma até o final de outubro

STF julga incidência de ICMS em assinatura básica de telefonia

O Supremo Tribunal Federal (STF) julga, na quinta-feira (13), a legalidade da incidência de ICMS sobre o valor da assinatura básica mensal de telefonia. O tribunal reconheceu a repercussão geral sobre o assunto. Com isso, a decisão da Corte deverá ser aplicada pelas instâncias inferiores.

A questão é tratada em um recurso extraordinário proposto pelo estado do Rio Grande do Sul para questionar a decisão do Tribunal de Justiça gaúcho, que afastou a incidência do tributo. Para o TJ-RS, a assinatura básica é atividade-meio ou serviço suplementar à telefonia, por isso não cabe incidência de imposto. Já o estado do Rio Grande do Sul alega que o pagamento contínuo da assinatura básica é uma espécie de retribuição pelo serviço de telecomunicação, sujeitando-se, portanto, ao ICMS.

TENDÊNCIA: STF manter decisão do TJ-RS

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais