Os partidos e as alianças


Entre os principais partidos do país (PMDB, PSDB, PT, PSB, DEM, PDT e REDE), o PT é a legenda que mais apresentará candidaturas próprias (19) nestas eleições, seguido por PMDB (16), PSDB (13), PSB (11), REDE (10), PDT (9) e DEM (quatro).

Na disputa para ver quem elegerá o maior número de prefeitos, PMDB e PSDB são adversários diretos em oito capitais. E estão em coligações opostas em 11. Ou seja, peemedebistas e tucanos figuram em lados opostos em 19 disputas.

O PMDB apoiará o PSDB em duas cidades. E os tucanos estarão ao lado dos peemedebistas em outras duas capitais.

Há ainda três cidades em que os dois partidos estão na mesma coligação.

Mesmo que sejam adversários em muitos municípios, o PSDB é o partido com o qual o PMDB mantém mais alianças. Já o aliado preferencial do PSDB é o DEM (três capitais), seguido por PMDB e PR (duas cada).

O PT ficou isolado à esquerda, com sete chapas puras. Em outras nove capitais estará aliado apenas ao PCdoB. Em quatro cidades, apoia os comunistas, seguido do PDT (duas). Terá ainda o apoio do PSOL em uma capital e receberá o apoio de outros partidos em cinco.

O PSB terá o PSDB como aliado preferencial (os socialistas estão em coligações encabeçadas pelos tucanos em cinco capitais). O partido também dará respaldo ao PSD e ao PMDB em outras duas cidades.

O DEM estará ao lado do PSDB em seis capitais, mesmo número de cidades em que apoiará o PSDB. O terceiro partido mais apoiado será o PDT, que receberá o respaldo do DEM em três locais.

O PDT apostará no PMDB como seu principal parceiro. Os pedetistas apoiarão os peemedebistas em cinco cidades, o PSB em quarto e o PSDB em três.

Em quatro capitais o REDE se coligará com o PSB, em duas com o PPS e em duas outras com o PMDB. Apoiará ainda o PSOL em outra.

Veja a seguir, o posicionamento de cada um dos partidos mencionados anteriormente:

 

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais