Os diários de FHC: o meio é a mensagem


Lição para vítimas de charlatães da comunicação: se não tivesse, por oito anos, gravado diariamente suas impressões de presidente da República, FHC não teria produzido o espantoso e inigualável documento que o consagra como um “intelectual no poder”.

Noutras palavras, o livro “Diários da Presidência”, que deixa todo mundo com água na boca, é um exemplo superlativo de que o marketing político – ao contrário das táticas e estratégias de vendas de produtos e serviços, que se esgotam “enquanto durar o estoque” – é uma aposta com a História.

O fato de FHC, aos 85 anos, 17 anos depois de haver deixado a Presidência da República, ter sua experiência no governo – com fatos, ideias, pessoas, queixas e reconhecimentos – exposta e considerada a partir das impressões que experimentou no momento em que ocorreram, é, antes de mais nada, resultado do correto e inventivo uso de um gravador portátil, não profissional. (E, naturalmente, da aceitação – sem qualquer certeza dos resultados, pois se tratava de uma experiência inédita – por parte da FHC, da utilidade das gravações que fazia, uma aparente oportunidade, catarse ou desabafo de alguém que vivia os segredos e pressões do poder presidencial).
No caso, a forma – ou o meio – foi tão importante quanto o conteúdo.

Temos dois casos experimentais para cotejar. O Diário de Getúlio Vargas (registros diários, anotados a mão e sinteticamente), um texto solene, de exposição confessional), iniciado no dia 3 de outubro de 1930 e que cobre o processo de ascensão e prática do poder pelo caudilho gaúcho. As anotações, porém, são contidas pelo ato de escrever, limitado pelas preocupações com a sintaxe e o espaço.

O outro são os cinco livros de memórias de JK, com ênfase nos seus “Cinquenta anos em cinco” do seu governo vertiginoso, democrático e humorado. Dono de excelente memória e com ajuda de pesquisadores e redatores excepcionais, e apesar de revelações importantes (sobre por exemplo seu método para decidir pelas soluções temerárias que financiaram sua política desenvolvimentista que violentava a ortodoxia da “teoria econômica”. Mas, o fato de ter sido escrito a posteriori, longe do momento, das pressões e contingências, remete a memória de Juscelino aos acervos frios e suspeitos da História, que depende de fontes.

No caso de FHC, casos, como a revolucionária e competente integração democrática, moderna, funcional, dos militares à sociedade civil (finalmente, os militares são cidadãos integrais, e como Ciro, o grande, rei e guerreiro, demonstra didaticamente na ciropedia suas armas não lhes pertence, mas à nação, e ao povo, de que fazem parte) com a criação do Ministério da Defesa, tem sua gênese devidamente registrada. O Ministério da Defesa não foi uma punição ou revanche aos militares, mas uma correção de distorção histórica, realizada pelos próprios militares. E disso temos prova seguindo o dia-a-dia da evolução do processo conduzido por FHC desde a sua posse, e graças à facilidade do armazenamento das impressões expostas oralmente, sob a emoção do momento por FHC.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais