Oposição e governistas se assanham


A discussão sobre a ruptura entre a presidente Dilma Rousseff e o Partido dos Trabalhadores (PT) reverbera na oposição, que está assanhada com a ideia. Nos bastidores, os partidos acertam alternativas para as crises política e econômica que rondam o Palácio do Planalto. Os motivos são diferentes, mas partidos do governo e da oposição se alinham em órbita contrária a Dilma.

“Se o PT der aval, nós tocamos o impeachment”, garante o deputado Paulo Pereira da Silva (SD-SP), o Paulinho da Força. Ele está convencido de que a economia voltará a apresentar resultado no dia seguinte à queda de Dilma. Em troca, os petistas seriam convidados a fazer parte de um grande projeto a favor do Brasil, encabeçado pelo vice-presidente da República Michel Temer.

Para esta hipótese prevalecer, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) teria de rejeitar o pedido de cassação da chapa eleita em 2014 Dilma-Temer. Caso o tribunal aceite o pedido dos tucanos, caem os dois. No partido de Lula, o desejo é mudar-se automaticamente para a oposição, na hipótese do impeachment de Dilma. Eles recordam momentos históricos, quando recusaram alianças: não assinaram a Constituição Federal de 1988, não fizeram parte da coalizão no governo Itamar Franco e a não apoiaram o Plano Real, que deu estabilidade à economia.

No lado petista, a ideia é paralisar as investigações contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, citado na Operação Lava Jato. Rifando Dilma, os petistas acreditam que diminuiriam as pressões contra Lula.

Com a medida, PT acredita na definição de um candidato a presidente da República em 2018. O ministro-chefe da Casa Civil, Jaques Wagner, é o principal nome que desponta entre a militância do partido, carente de um substituto de Lula.

Engana-se quem pensa que a substituição do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, por Wellington César Lima e Silva representa trégua a Dilma. Para o lado em que olha, ela está acuada. Fortaleceram oposição e aliados. Perde Dilma.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais