Opções de risco


Faltando pouco mais de vinte dias para a votação da abertura do processo de impeachment na Câmara dos Deputados, o governo e seus aliados optaram por radicalizar o discurso e os atos públicos no Palácio do Planalto.

O salão nobre das solenidades comandadas pela presidente passou a lotar com plateias formadas por militantes dos movimentos sociais convidados para agregar clamor de manifestação e claque de encomenda a cada palavra “golpe” pronunciada por Dilma.

Depois que cinco ministros do Supremo deram entrevistas esclarecendo que o ato do Congresso afastar um mandatário está previsto na Constituição, o bordão da presidente passou a ser “impeachment sem crime de responsabilidade é golpe”.

Do ponto de vista tático, radicalizar por meio de palavras de ordem e verdadeiros comícios dentro das instalações do Palácio do Planalto é uma opção. Tem vantagens e desvantagens. Na verdade, mais desvantagens, já que o governo deveria trabalhar com a perspectiva de construir o futuro e não se atrelar ao desespero, atitude típica do perdedor.

Ao optar pela radicalização, o governo passa algumas mensagens. Para seus arraiais, uma demonstração de força da resistência. Para os mais equilibrados, a opção demagógica motivada pela ausência de perspectivas. Aos demais, sinal grave de imaturidade institucional.

Na prática, ao estigmatizar o processo como golpe o governo dá muitos tiros no próprio pé: eleva desnecessariamente a temperatura do debate, acentua a política do “nós contra eles”, isola-se quando mais precisa de pontes.

Principalmente depois que os juristas Miguel Reale e Janaina Botelho demonstraram com sólidos argumentos que houve, sim, crime de responsabilidade. E não apenas um, mas vários, prejudicando principalmente os mais carentes, com inflação, desemprego e suspensão de pagamento de planos. Hoje será a vez da defesa, comandada pelo ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, expor suas razões na Comissão do Impeachment.

Nas últimas semanas, mesmo quando havia pedidos de calma de lado a lado, o governo optou por espicaçar o PMDB. Que aceno envia aos aliados com um comportamento desse? Que prefere a imposição, a força. Ao invés de tentar promover a aglutinação e lutar com elegância para se salvar, separa ainda mais.

Imagine que o governo venceu a batalha na Câmara. Não haverá muito o que fazer com pouco mais de 172 votos. Irá governar por medidas provisórias? Será muito difícil enfrentar mais de 300 deputados motivados a prosseguir tentando o impeachment. A batalha não se encerraria no primeiro pedido. Seria mais uma vitória de Pirro, tal qual foi a eleição de Picciani para líder do PMDB.

Vitórias desse tipo não têm grande utilidade se não restar pedra sobre pedra para reconstruir uma base razoável. Perder em política é sempre ruim. Mas ganhar de qualquer jeito é péssimo.

Radicalizar é uma opção de risco que, entre outras coisas, agride o bom senso e a inteligência, artigo escasso no atual governo. Esquecem que quem pode salvar a presidente do impeachment não é o PT. Tampouco o PCdoB.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais