Fim está próximo


Semana passada completou dois anos do início da Operação Lava-Jato. Mais de R$ 2,9 bilhões foram resgatados e devolvidos à Petrobras. Centenas de pessoas foram convocadas a depor e outro tanto foi condenado a penas que somam no total mais de 900 anos de reclusão. É claro que a vastidão dos trabalhos afetou a governabilidade. A presidente da República e seus correligionários nunca imaginaram que poderiam acordar com um agente da Polícia Federal na sua porta.

Inacreditável esquema de desvio de dinheiro de empresas estatais, Petrobras à frente, foi desvendado. Não se trata de um funcionário corrupto que colocou a mão em alguns dinheiros. Comprovou-se que existe uma organização criminosa que unia empresas privadas a funcionários do governo. Uns permitiam que outros recebessem polpudas somas resultado de rapina nos cofres da empresa. O vulto e a dimensão dos malfeitos espantam. E tudo isso começou a se encaixar depois que os promotores, juízes e policiais federais foram revelando as peças do quebra-cabeça.

Havia a história de que a presidente da República não sabia de nada, embora tenha exercido a função de presidente do Conselho da Petrobras quando boa parte do assalto ocorreu. E ex-presidente Lula também não saberia de nada. Seriam dois injustiçados. Mas as sucessivas delações premiadas – mais de setenta – unidas às escutas telefônicas mostraram que as coisas não correram assim. Na medida em que a operação lava jato foi chegando perto do Palácio do Planalto o nervosismo tomou conta do governo. Primeiro foi o líder no Senado, Delcidio do Amaral, que tentou obstruir a ação da justiça. Foi preso e abriu o jogo. Contou tudo. Aloisio Mercadante tentou o mesmo percurso e também se viu no meio do tiroteio.

O governo ficou paralisado. E o ex-presidente Lula começou a temer por sua prisão, e de seus filhos que são acusados de negociações pouco republicanas. A incrível solução da presidente Dilma foi nomear Lula para a Casa Civil de seu governo. É um golpe. Pretende tirar o personagem da mira do juiz Sergio Moro. Contudo, a divulgação de seus diálogos telefônicos é mortal. Ele acusa, com palavras de baixíssimo calão, o Supremo Tribunal Federal, o STJ, juízes, promotores, empresas privadas e pessoas. Se desejava ser interlocutor privilegiado com as oposições, queimou as pontes do entendimento. A liderança do PMDB não compareceu a posse e demonstrou que a presidente Dilma está cada vez mais isolada.

É difícil encontrar paralelo, na história do Brasil, para a atuação da presidente Dilma Rousseff. Ela desconhece regras mínimas de convivência com os contrários, não respeita acordos e pronuncia discursos em que ataca as instituições nacionais, que ela jurou defender. É espantoso. Uma pessoa que não compreende sua posição, não tem visão histórica, nem percebe sua importância na atual crise. A economia nacional desce ladeira abaixo. Ela não propõe nenhum acordo nacional para vencer a crise. Ao contrário, Lula pede ao ministro da Fazenda para conter a fiscalização da Receita Federal nas investigações contra seus filhos.

O governo é, portanto, uma espécie de ação entre amigos Já é conhecida a estranha característica de não fixar metas, não produzir planejamento, nem perseguir resultados. É um desastre de grandes proporções. A comissão do Impeachment foi criada na Câmara vai ficar muito parecida com a votação no Colégio Eleitoral que elegeu Tancredo Neves. Na época, o voto aberto favoreceu a oposição, porque vários parlamentares não queriam ver seus nomes ligados ao antigo regime limitar. Agora, a situação tende a se repetir. Na época também ocorreram reações dos militares mais duros. Foram vencidos pela realidade.

A crise ganhou uma velocidade impressionante. Os fatos foram digerindo as novidades que passaram a ser cada vez mais curtas. Um jornal carioca foi obrigado, nesta semana, a publicar duas primeiras páginas. Uma só não era suficiente para comportar tantas novidades. As manifestações são cada vez mais fortes. O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg colocou nas ruas todo o efetivo policial do Distrito Federal. Ele teme que ocorra alguma morte no território sob sua jurisdição. Caiu a máscara, o grupo dirigente mostrou sua verdadeira face e prepara-se para a luta nas ruas. Guerra aos opositores.

Essas histórias não terminam bem. Política é conversa, não é pancadaria. Quando alcança este nível, com socos, pontapés e palavrões, é porque todos os outros estágios já foram vencidos. É difícil recompor o tecido político. A presidente Dilma renunciou de fato ao entregar o poder para Lula. Mas, depois da divulgação de seus diálogos, tornou quase impossível conversar com outros grupos. É inescapável a constatação de que o atual governo acabou. A crise subiu a rampa e entrou no Planalto. Tudo indica que o fim está próximo.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais