Odebrecht assina acordo de delação


Está prevista para esta terça-feira (08) a assinatura do acordo de delação premiada da Odebrecht com o Ministério Público Federal. De acordo com informações da imprensa, além de Marcelo Odebrecht, outros 80 executivos da empresa fazem parte do acordo.

A delação é uma das mais aguardadas e com o maior potencial de provocar turbulência política. Especula-se que serão implicados cerca de 300 políticos de vários partidos.

Não há prazo definido para que o conteúdo das delações se torne público, mas espera-se que uma parte seja conhecida ainda este ano.

TENDÊNCIA: Conteúdo trará forte turbulência política

STF julga terceirização na atividade-fim

O Supremo Tribunal Federal (STF) julga, na quarta-feira (09), a legalidade de contratação de mão de obra terceirizada para prestação de serviços relacionados com a atividade-fim da empresa tomadora de serviços. O tema, cujo relator é o ministro Luiz Fux, é o quinto item da pauta.

Em abril de 2015, a Câmara aprovou por 230 a 203 projeto de lei sobre o assunto. O texto, que se encontra sob análise do Senado, não traz termos como atividade-fim ou atividade-meio, mas permite a terceirização de qualquer setor de uma empresa.

O STF tem decidido questões importantes na área trabalhista. Os ministros se manifestaram contra a desaposentação (cujo potencial impacto fiscal seria de R$ 180 bilhões em 30 anos) e determinaram que o servidor público em greve pode ter dias parados descontados do salário.

TENDÊNCIA: Favorável à terceirização. Julgamento pode ser adiado

CCJ do Senado vota PEC dos Gastos

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado vota, na quarta-feira (09), o parecer do relator, senador Eunício Oliveira (PMDB-CE), à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que impõe um teto para o gasto público. O parecer do relator mantém o texto aprovado pela Câmara.

Na terça-feira (08), a CCJ realiza audiência pública para discutir a proposta. A senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), presidente da Comissão de Assuntos Econômicos, agendou para o mesmo dia audiência pública com professores contrários à PEC.

Pelo cronograma definido pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), o primeiro turno foi marcado para 29/11 e o segundo, para 13/12. Na quinta-feira (10), está prevista reunião do presidente Michel Temer com senadores da base para discutir a aprovação da proposta.

TENDÊNCIA: Aprovação do parecer pela CCJ

TSE ouve novos depoimentos sobre a chapa Dilma-Temer

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ouve esta semana uma série de depoimentos da defesa no processo que pede a cassação da chapa Dilma-Temer, vitoriosa na eleição de 2014.

Na segunda-feira (07), serão ouvidos Edinho Silva, ex-tesoureiro da campanha da ex-presidente Dilma Rousseff, e Paulo Fernando Paes Landim (PT-SP), vereador eleito de Araraquara (SP), responsável por receber material preparado por gráficas contratadas pela campanha em 2014.

Na quarta-feira (09), falarão Giles Azevedo e Sergei Suarez Dillon Soares, ex-chefe de gabinete de Dilma Rousseff e ex-presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), respectivamente.

Não há previsão sobre a data em que o relator, ministro Herman Benjamin, apresentará seu relatório.

TENDÊNCIA: Parecer do relator deve ser apresentado apenas em 2017

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais