O Supremo pode rever o rito do impeachment


O rito do impeachment determinado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) há dois meses pode ser alterado, desde que desdobramentos da decisão se imponham na agenda política do futuro imediato. Conhecido o acórdão no início desta semana, imediatamente o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), reapresentará os embargos.

Sua assessoria está certa de que pelo menos quatro ministros (dos seis) do Supremo já mudaram seu voto a respeito do item que estabelece o voto aberto para a escolha dos integrantes da comissão que apreciará o processo contra a presidente. Não há previsão sobre o modo por meio do qual o Tribunal retomará o exame do caso, mas há quem acredite na mudança do placar de 6 x 5.

Eduardo Cunha mobiliza bancada pró-impeachment

Cunha e impeachment

Cunha trabalha com determinação para rever a decisão do dia 17 de dezembro. Ele já decidiu paralisar a pauta administrativa da Câmara, adiando, por exemplo, a eleição dos presidentes das comissões técnicas, sob a alegação de que a decisão sobre o rito do afastamento afeta a escolha de vários colegiados do Congresso. Além disso, o deputado carioca está mobilizando a bancada pró-impeachment argumentando que, se a Câmara aceitar a interferência agora, amanhã o Poder Judiciário imporá cassações sem reação.

A querela com o Judiciário pode contribuir para agitar a tramitação do processo contra a presidente Dilma Rousseff, tema que parecia haver perdido consistência depois do embate do Planalto com o Congresso a respeito do ajuste fiscal.

Com a demora para esclarecer as dúvidas, o impeachment vai sendo empurrado gradualmente para perto das eleições municipais, que tendem a ser contaminadas pelo debate nacional sobre corrupção.

Ao se aproximar o dia das eleições, o processo ganharia o ingrediente reclamado pela maioria e que esteve presente no caso do impeachment do ex-presidente Collor – a manifestação das ruas.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais