Agenda: S&P rebaixa mais uma vez a nota do Brasil


A agência Standard and Poor’s (S&P) rebaixou novamente a nota de crédito soberano do Brasil ontem, mais de cinco meses após o país perder o selo de bom pagador pela agência. O rating foi cortado em um nível, passando de BB+ para BB, com perspectiva negativa. O rebaixamento para a categoria “especulativa” aconteceu menos de 50 dias após a agência ter mudado a perspectiva para negativa (G1). Além dessa, confira as notícias que irão agitar esta quinta-feira (18):

  1. O governo apresentou sete propostas sobre reforma da Previdência no Fórum de Previdência Social, no Palácio do Planalto: 1) Demografia e Idade média das aposentadorias; 2) Financiamento da Previdência Social: receitas, renúncias e recuperação de créditos; 3) Diferença de regras entre homens e mulheres; 4) Pensões por morte; 5) Previdência rural: financiamento e regras de acesso; 6) Regimes Próprios de Previdência; e 7) Convergência dos sistemas previdenciários (Folha). O PT pode aprovar resolução na próxima semana, na reunião de seu diretório nacional, orientando a bancada do partido a votar contra a reforma da Previdência.
  2. PT constrange Barbosa e quer se descolar da gestão Dilma. Durou pouco a lua de mel do PT com o ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, no cargo há apenas dois meses. A prova disso é o plano econômico paralelo em elaboração pelo partido, cujo texto básico foi discutido na reunião do conselho político do partido, na segunda-feira, com a presença de Lula, de ex-governadores e parlamentares (Valor).
  3. A jornalista Mirian Dutra Schmidt, com quem o ex-presidente Fernando Henrique manteve um relacionamento amoroso, sustenta que ele bancou despesas de seu filho Tomás no exterior por meio de uma empresa. Em entrevista à Folha, ela afirma que esses pagamentos coincidiram com o período em que FHC comandava o país, mas não quis revelar a identidade da companhia, mas garantiu ter provas para atestar o que diz. Segundo a Folha, a Brasif Exportação e Importação foi a empresa que enviava recursos para Mirian.

Eventos:

  • Sessão do Congresso Nacional para promulgar a Emenda Constitucional nº 91, que abre “janela” de 30 dias para troca de partido sem perda de mandato.
  • O Supremo julga a constitucionalidade do artigo 6º da Lei Complementar nº 105/2001, que permite o fornecimento.
  • Os líderes dos partidos da Câmara se reúnem, às 10 horas, na Presidência da Câmara, para discutir a distribuição das 23 comissões permanentes.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais