O retrocesso da Ciência brasileira


Em junho de 2016 a comunidade científica se manifestou contra a fusão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) com o das Comunicações (MC). De nada valeram os argumentos que existem grandes diferenças de objetivos e missões desses dois ministérios.

Enquanto a agenda do MCTI é baseada em critérios de mérito científico e tecnológico, com programas desenvolvidos e avaliados por comissões técnicas, os procedimentos do MC envolvem relações políticas e práticas de gestão, distantes da vida cotidiana do MCTI.

Não seria necessário ser um grande especialista para prever que a junção dessas atividades díspares em um único ministério enfraqueceria o setor de ciência, tecnologia e inovação que, em outros países, ganha importância em uma economia mundial crescentemente baseada no conhecimento, sendo considerada o motor do desenvolvimento.

Europa, Estados Unidos, China, Coréia do Sul são alguns exemplos de países que, em época de crise, aumentam os investimentos em pesquisa e desenvolvimento, pois consideram que essa é a melhor maneira de construir uma nação soberana do século 21.

A previsão de cortes para a área de Ciência, Tecnologia e Inovação começaram a aparecer. A Rede Nacional de Pesquisas caiu de R$ 258 milhões em 2015 para R$ 126 milhões em 2016, o que representa um corte de 51%.

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) reduziu significativamente o número de bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e bolsas de Iniciação Tecnológica (PIBIT) que coloca em risco todo o esforço que a instituição tem empreendido para executar políticas de formação de recursos humanos dentro de uma visão de inclusão, expansão e consolidação das atividades acadêmico-científicas.

Da mesma forma a Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal do Ensino Superior (CAPES) realizou um corte de cerca de 4.000 bolsas de pós-graduação da demanda social. Até mesmo as Olimpíadas escolares de conhecimento – de Matemática, Astronomia e História, entre outras, sofreram cortes de verbas até 50%.

As redes de pesquisas construídas nos últimos anos através dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT) passam por uma fase delicada de financiamento. Desmanchar essas redes é um ato criminoso após anos de integração e construção de protocolos de cooperação.

A demolição do sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação dá sinais de continuidade. Recentemente o CNPq, a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), a Agência Espacial Brasileira (AEB) e a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) passam a ser subordinados a uma Coordenação que é parte da Diretoria de Gestão de Entidades Vinculadas, que respondem à Secretaria Executiva do MCTIC.

Esse novo episódio comprova a tese de desvalorização das atividades ligadas à Ciência quando da fusão dos Ministérios. Em recente artigo – “Do quarto subsolo ao piso térreo”, publicado no Jornal da Ciência –Walter Colli, reconhecido pesquisador e gestor, analisa o novo status do CNPq, e assim se manifesta: “um pot-pourri no 4º escalão, um verdadeiro capitis diminutio para o CNPq, Instituição de 65 anos, cujo Presidente, em áureos tempos, despachava com o Presidente da República.

A sociedade brasileira não pode ficar silenciosa diante do retrocesso da Ciência brasileira que coloca em risco a nossa soberania. É pertinente lembrar aqui dois pensamentos:

1. “A vida sem ciência é uma espécie de morte” (Sócrates);

2. “Não esmorecer para não desmerecer (Oswaldo Cruz).”.

Postagens relacionadas

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Institutos de pesquisa confrontam os likes do Twitter de Bolsonaro

Possível liberação do aborto de fetos com microcefalia pelo STF é criticada na CAS

Usamos cookies para aprimorar sua experiência de navegação. Ao clicar em "Aceitar", você concorda com o uso de cookies. Saiba mais